sexta-feira, 20 de maio de 2011

AEROPORTO E HOTEL DE CATEGORIA INTERNACIONAL FORAM O MOTIVO DA ELIMINAÇÃO DE VARGINHA DA COPA 2014

Capacidade do aeroporto e limitação de hotéis impediram inclusão da cidade na lista da Fifa, mas município terá novo prazo para resolver as duas necessidades
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), do Governo de Minas, encaminhou ofício à Prefeitura de Varginha, no Sul e Minas apontando os motivos que impediram a inclusão da cidade entre aquelas que poderão ser candidatas a subsede da Copa do Mundo de 2014. Segundo o documento, assinado pelo secretário Sérgio Barroso, as limitações estão no aeroporto Brigadeiro Oscar Trompowski e na ausência de um hotel de categoria internacional. A boa notícia é que o município terá tempo para suprir as lacunas e ser incluído na lista final. No documento, Barroso informa que o aeroporto de Varginha não opera aeronaves de 120 lugares e que o aeroporto mais próximo é o de São José dos Campos, a 258 quilômetros de distância.

O secretário informa ainda que fará reuniões com a Secretaria de Estado de obras Públicas (Setop) com o objetivo de estudar soluções para ampliar a capacidade do Oscar Trompowski. Quanto à rede hoteleira, o documento recomenda que a Prefeitura incentive o empresariado a investir nesse tipo de empreendimento. Corujinha observa que a Secopa não tinha conhecimento de um moderno resort que está sendo construído às margens do Lago de Furnas, dentro do território de Varginha. No dia 7 de maio, o Comitê Organizador Local (COL) da Fifa, entidade máxima do futebol mundial, anunciou a pré-seleção de 145 cidades em condições de receber seleções estrangeiras durante os preparativos para a Copa de 2014, sendo seis em Minas Gerais.

 De acordo com a Fifa, a inclusão na lista não significa que as cidades tenham sido aprovadas. Da mesma forma, cidades não incluídas inicialmente poderão integrar a lista definitiva, desde que supram suas carências de forma sustentável, ou seja, que possíveis obras sirvam de legado para gerações futuras. Após a análise, serão feitos novos ajustes até se chegar à lista de potenciais CTs. Até dezembro, uma relação mais reduzida será repassada a todas as confederações nacionais. Os representantes das seleções nacionais poderão conhecer os locais aprovados pelo Comitê Organizador. A escolha definitiva das seleções só ocorrerá após o sorteio final, previsto para dezembro de 2013.
com assessoria

Nenhum comentário: