O Morro da Providência, a primeira favela do Brasil, localizada na região central da cidade do Rio de Janeiro, vai ganhar um teleférico. A informação foi divulgada na tarde da sexta-feira, 6, pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) , durante o evento de entrega da quinta casa do projeto Cimento Social, assumido por ele desde 2008. Ainda segundo Crivella, o teleférico faz parte das obras do Morar Carioca - plano municipal que prevê a urbanização de todas as favelas da cidade do Rio até o ano de 2020.
"O prefeito Eduardo Paes me liberou para dizer em primeira mão que a primeira favela do Brasil vai ganhar um teleférico", comemorou o senador, que também anunciou outra conquista para o Rio de Janeiro: a obtenção de uma emenda no valor R$ 10 milhóes, que serão destinados a projetos habitacionais da cidade. "A prefeitura também vai inserir dinheiro nestes projetos habitacionais, que são o próximo passo após o Favela-Bairro, do ex-prefeito César Maia. Ele fez um grande projeto, só que o Favela-Bairro urbanizava a favela, mas parava na porta das casas dos moradores. Esse dinheiro será investido na construção e reforma de moradias dentro das favelas", explicou Crivella.
De acordo com o senador, o problema da construção de conjuntos habitacionais é que eles ignoram a história de vida dos moradores que pretende relocar. "Não adianta pegar uma pessoa cuja família vive há gerações aqui, perto do Centro, e mandá-la para a Zona Oeste. Temos condições melhorar as moradias sem tirá-los daqui". Criado em 2007, o Cimento Social beneficiou mais de 300 casas no Morro da Providência e construiu cinco residências na comunidades. As casas foram entregues para moradores mais carentes da região, descobertos pelo projeto através de entrevistas realizadas com os moradores.
por Jorge Lourenço, do Jornal do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário