A histórica cidade de Ouro Preto tem planos ambiciosos de entrar para a rota da aviação regional. A prefeitura da cidade lança na semana que vem um edital para a obra do aeroporto entre os distritos de Glaura e Cachoeira do Campo, na vizinhança do município. O terreno, de 930 mil metros quadrados, já foi desapropriado pela prefeitura, que também conseguiu a licença ambiental para o empreendimento. A previsão é que a obra consuma R$ 28 milhões de investimento. Uma parte do recurso (R$ 1,075 milhão) já foi liberada pelo Ministério do Turismo.
O projeto arquitetônico para a obra está pronto e as empresas vão poder participar do edital com a formação de consórcio. A previsão é de que a obra dure um ano e esteja pronta antes da Copa de 2014. O projeto é de que o aeroporto opere inicialmente apenas com turboélices. Do total de 853 municípios do estado, apenas 12 operam atualmente com aviação regular: Belo Horizonte, Araxá, Diamantina, Governador Valadares, Ipatinga, Montes Claros, Patos de Minas, Uberaba, Uberlândia, Juiz de Fora, São João del-Rei e Varginha. A meta do Programa Aeroportuário de Minas Gerais (ProAero), da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), é de que até 2011 todas as cidades do estado não fiquem a mais de 100 quilômetros de um aeroporto.
Ouro Preto faz parte do Proaero, mas segundo a Setop, não há previsão de investimento na cidade neste ano. A Trip tem planos de aumentar a participação nas cidades onde tem voos no interior de Minas. Dia 16, a companhia aérea inaugura o voo de Belo Horizonte (Pampulha) para Varginha. Na data vai ser lançado também mais um voo pela manhã da Pampulha para Juiz de Fora, com volta à noite. Hoje esse voo sai de BH no meio do dia.
do Estado de Minas
Um comentário:
_NAO E SIMPLESMENTE CONSTRUIR O AEROPORTO,TEM QUE TER VOOS REGULARES.O AEROPORTO DE LAVRAS TEM BALISAMENTO NOTURNO E UMA INFRA ESTRUTURA CONSIDERADA BOA,MAS A ANAC INSISTE NA BUROCRACIA PARA LIBERAÇAO DE NOVAS LINHAS AEREAS,ASSIM FICA DIFICIL....
Postar um comentário