segunda-feira, 23 de maio de 2011

PRESIDIÁRIOS SOLTAM A VOZ EM FESTIVAL DE MÚSICA



Detentos do estado de Minas Gerais soltaram a voz na tarde de sexta-feira, 20, no “IV Festival de Música do Sistema Penitenciário” (IV Festipen), realizado no Auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), no bairro Nova Gameleira, Região Oeste de Belo Horizonte. O grande vencedor foi Moisés Araújo Cristiano, 29 anos, que está preso na Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ibapa, na Região do Vale do Rio Doce, a 300 quilômetros da capital mineira. A canção escolhida pelos jurados foi “Voa passarinho”. “Quero passar para a juventude uma nova visão para que eles não caiam nesta situação”, disse ele, referindo-se à vida de detento que leva há oito anos. A pena dele foi de 14 anos por tráfico de drogas e furto. Por vencer o “IV Festipen”, ele ganhou um violão.

O segundo lugar ficou com Priscila de Souza Rocha com a música “Só falta você”. Ela ganhou um cavaquinho. Na terceira colocação, Leonardo de Amorim Andrade levou um pandeiro com a música “A libertação”. Quatorze finalistas concorreram ao prêmio de melhor música composta dentro de uma prisão e lançaram o CD “Vozes das Celas”. Participaram da seleção todas as unidades prisionais do estado, com mais de 500 músicas inscritas no concurso.

O secretário estadual de Defesa Social, Lafayette Andrada (PSDB), disse que “todo o esforço de humanização dentro do sistema prisional é muito difícil, mas a música e a emoção brotam da alma”. E ressaltou que “a música é um instrumento que Deus criou para alegrar a alma [...] Eles [os detentos] precisam utilizar a reflexão para verem o que estão vivendo hoje e que poderão viver amanhã, para projetar um futuro melhor”, destacou Andrada.

O projeto
O Festipen é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e tem por objetivo incentivar e revelar talentos musicais dentro das penitenciárias e promover a humanização do sistema prisional em Minas. A experiência demonstrou que a música tem melhorado o comportamento dos detentos, facilitando a convivência com outros internos e as relações com os funcionários dos presídios onde o festival é realizado. O idealizador do projeto, Estadeu da Costa, morreu em 20 de maio de 2010. Por isso, o IV Festipen foi realizado hoje para homenageá-lo”, disse a advogada Ana Paula Bertolini Costa, filha de Costa. Ela falou, ainda, que continuará no desenvolvimento do projeto criado pelo pai.
com G1

Nenhum comentário: