quinta-feira, 2 de junho de 2011

ANDRADA DEFENDE MAIOR DIVULGAÇÃO DO TRABALHO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS

O presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE), conselheiro Antônio Carlos Andrada, participou, como palestrante, do seminário “Transparência e Controle Social”, realizado ontem, 1º, pela Fundação João Pinheiro em parceria com a Controladoria-Regional da União. O evento aconteceu no auditório da Controladoria, em Belo Horizonte. Em sua fala, o presidente destacou a necessidade de todos os órgãos de controle externo – como os tribunais de contas – incrementarem a comunicação social informando mais e melhor para a sociedade sobre o seu trabalho e disponibilizando o material existente.

“O Tribunal de Contas é o único setor da República brasileira que detém todas as contas dos órgãos públicos. Ofertar estes dados é essencial para que o controle social seja cada vez mais efetivo”, destacou. Na primeira parte de sua fala, Andrada analisou a evolução histórica dos controles sociais. Explicou que o Tribunal de Contas atua no controle institucional externo e administrativo como órgão autônomo em relação aos três poderes tradicionais, com função de julgamento ou de emissão de pareceres prévios de contas públicas.

O seminário teve a participação majoritária de alunos da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, pertencente à Fundação João Pinheiro e dirigida pela professora Luciana Moraes Raso Sardinha Pinto, servidora de carreira do TCE. O evento foi dividido em dois painéis e um deles foi presidido por Luiz Alberto Sanábio Freesz, chefe da Controladoria Regional da União em Minas Gerais.

Nenhum comentário: