Pular para o conteúdo principal

PAULO RECEBE JOSÉ SERRA E GERALDO ALCKMIN

O líder da Minoria, deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB), participou de reunião com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o ex-governador José Serra nesta quarta-feira, 29, na Liderança do PSDB no Senado. Parlamentares da oposição discutiram ações conjuntas para a revisão do pacto federativo e a estratégias do partido para investigar as novas revelações do escândalo dos aloprados. De acordo com Alckmin, ficou acertado que os senadores e deputados do PSDB vão priorizar a discussão em conjunto, e não fatiada, do Fundo de Participação dos Estados (FPE), do ICMS dos estados e municípios e a redistribuição dos royalties do petróleo. “Não vamos discutir nenhum desses assuntos de maneira separada para que, de forma consensual, possamos atingir um maior equilíbrio federativo”, disse o governador.

Conforme destacou o tucano, em relação à repartição do FPE, o Supremo Tribunal Federal deu prazo até 31 de dezembro de 2012 para que o Congresso Nacional sane o problema, com uma nova legislação sobre o tema. Em fevereiro do ano passado, o STF declarou inconstitucional um artigo da lei que regulamenta a divisão dos recursos do FPE. Quanto ao ICMS e aos royalties, há um intenso debate envolvendo mudanças na metodologia de cobrança do tributo e em relação à divisão, entre os entes federativos, de royalties de petróleo, provocando embate entre estados produtores e não produtores. “Não se deve fazer a discussão sobre esses assuntos por parte. É preciso uma visão de conjunto, que busque a harmonia, e não o conflito”, defendeu Alckmin.

O líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PR), disse que, em relação aos aloprados, o partido vai insistir na investigação. “Vamos tentar convocar a ministra Ideli Salvati, tanto aqui no Senado como na Câmara. Também queremos ouvir a ex-senadora Serys e Expedito Veloso sobre as denúncias”. O ex-governador José Serra, vítima da tentativa do dossiê dos aloprados em 2006, disse que parte do episódio já está esclarecido. “Até as paredes sabem do envolvimento do então candidato do PT, Aloísio Mercadante, nesse escândalo, assim como até as paredes sabem que existe uma gravação contundente do envolvimento do ministro revelada por um eminente integrante do Partido dos Trabalhadores”, disse. Serra venceu o petista na disputa daquele ano. Aos jornalistas, Serra e Alckmin também criticaram a medida provisória aprovada pela Câmara que cria regras diferenciadas de licitações para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016.
da Equipe  de Paulo Abi-Ackel com Diário Tucano e Liderança do PSDB no Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.