Pular para o conteúdo principal

ELEIÇÕES 2012: DUQUE É LEMBRADO PARA PJF

O reitor da UFJF Henrique Duque sendo cumprimentado durante solenidade de recondução ao cargo
A um ano e meio da disputa eleitoral de 2012, mais um pré-candidato à Prefeitura de Juiz de Fora, na Zona da Mata, se anunciou, embolando ainda mais o cenário e as articulações que, por enquanto, ainda são turvas ante tantas frentes de interesses partidários. Primeiro foi a dissidência do PCdoB, aliado histórico dos petistas, que pretende lançar o nome de Wadson Ribeiro. Depois, a possibilidade de uma candidatura de Júlio Delgado (PSB), ainda que remota no caso de o prefeito Custódio Mattos (PSDB) investir mesmo na reeleição. E isso além do nome do reitor da UFJF, Henrique Duque, que paira nas rodas tanto do lado tucano quanto do lado petista.

Agora também, contando com um "patrimônio" de cerca de 25 mil votos em Juiz de Fora, conquistados na disputa do ano passado à Assembleia Legislativa - em que ficou como primeiro suplente de sua coligação -, o vereador Isauro Calais (PMN) confirmou a intenção de entrar na corrida à PJF. A candidatura é um sonho antigo do parlamentar, que já ocupou a presidência da Câmara por dois mandatos, mas é a primeira vez em que parece ter respaldo da direção estadual do partido, pequeno perto de siglas como PMDB, PT e PSDB.

"O PMN quer que eu seja candidato. Há um entendimento estadual para que em todas as cidades possíveis da Zona da Mata, e também nas principais cidades do estado, a legenda lance candidatura própria", afirmou.  O ensejo de "crescimento", pelo menos em Juiz de Fora, já era tido como certo nos bastidores desde o rompimento do vereador, que chegou a ser líder do Governo em 2009, com a atual administração, o que o fez se juntar à bancada oposicionista na Câmara.

"Vamos conversar com todos com muita tranquilidade. Vamos deliberar, dentro do PMN, sobre a coligação majoritária, porque acho que a proporcional vai cair", ponderou, referindo-se às discussões da reforma política no Congresso. "De qualquer forma, pretendo conversar com todos: PSB, PMDB, PT..." Questionado se as conversas excluem o PSDB, ele disse que não, embora não poupe críticas ao Executivo. "Temos que conversar com todo mundo, com quem gosta de Juiz de Fora. Sou oposição por questões administrativas, porque acho que muita coisa lá está na contramão da história. Mas, apesar de ver erros, vejo acertos também."
da Tribuna de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.