![]() |
Jornal O Tempo - 27 de janeiro de 2012 |
O Congresso Nacional realiza nesta quinta-feira, 2, a primeira sessão conjunta de 2012 que marca o recomeço oficial das atividades na Câmara dos Deputados e do Senado após 41 dias de recesso. O último dia de trabalhos foi 22 de dezembro, com a votação do Orçamento da União. O recesso começou dia 23 e terminou na quarta (1º). Durante a sessão que marca o início das atividades será lida uma mensagem enviada pela presidente Dilma Rousseff, que deve trazer as prioridades do Executivo para o ano. Um dos projetos de maior interesse do Palácio do Planalto é a Lei Geral da Copa, conjunto de regras exigidas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para a realização do Mundial de 2014.
Os partidos realizam neste ano mudanças nas lideranças das bancadas na Câmara e no Senado. Os líderes têm, entre suas atribuições, falar em nome da bancada, representando os demais parlamentares do partido. Também buscam consenso na bancada para a votação de propostas. No caso das bancadas governistas, são os líderes que participam das reuniões com integrantes do governo e depois repassam as orientações aos parlamentares. Os tucanos chegaram a um consenso e indicaram Bruno Araújo (PE) para substituir Duarte Nogueira (SP) na liderança do PSDB na Câmara.
O comando do bloco da minoria será ocupado pelo deputado Mendes Thame (PSDB-SP), que substituirá o também tucano Paulo Abi-Ackel (MG). No DEM, a liderança vai continuar com ACM Neto (BA). Na base aliada, o PT ainda não chegou a um nome de consenso para substituir Paulo Teixeira (SP) na liderança do partido na Câmara. Jilmar Tatto (SP) e José Guimarães (CE) disputam o posto. Na última terça-feira (24), a bancada do partido realizou reunião para escolher o novo líder, mas não houve acordo. O partido vai se reunir novamente em 7 de fevereiro com o objetivo de chegar a um consenso para a escolha do novo líder.
com G1
Comentários