Ocorreu na sexta-feira, 10, o primeiro evento oficial do PSD em Minas Gerais. O seminário “PSD – Um partido ligado no Brasil”, foi organizado pelo Espaço Democrático – Fundação do PSD para estudos e formação política - e contou com a participação de representantes do partido na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa de Minas, além dos presidentes dos diretórios do PSD-MG e PSD-RJ, Paulo Simão e Índio da Costa. Dentre as ferramentas apresentadas pelo partido destacou-se a rede 55, um ambiente virtual de debate das causas e problemas que proporciona a troca de informações e a mobilização dos militantes.
De acordo com Índio da Costa este portal proporciona que os militantes do PSD não tenham a função única de erguer bandeiras e entregar panfletos, mas participem de forma ativa com suas sugestões e decisões. O deputado Fábio Cherem apresentou, como estudioso da causa, uma das propostas do partido, a adoção do voto distrital, já que para ele o atual sistema eleitoral é o principal responsável pelo distanciamento entre a população e as atividades políticas,.
De acordo com o deputado, “o atual sistema eleitoral não favorece a identificação do cidadão com o seu Deputado, seja ele federal ou estadual.. O Brasil são muitos, pela sua extensão territorial e diversidade cultural. Cada fração do nosso País merece ter representação política igualitária, equivalente e identificada pelo eleitor”. Pontuou ainda que “quase 80% dos eleitores não se lembram em qual Deputado votaram, 30 dias após o pleito eleitoral. O que mostra o quanto o eleitor é desconectado com aquele que o representa.” Afirmando por fim, diante do auditório lotado, que o voto distrital é capaz de trazer de volta o eleitor para a política, sendo por isso uma bandeira do PSD.
Comentários