O prefeito de Juiz de Fora, na Zona da Mata, Custódio Mattos (PSDB) anunciou, na tarde desta segunda-feira, 26, o projeto “Controle Populacional Canino no Município de Juiz de Fora”, que visa promover a esterilização de sete mil cães, preferencialmente fêmeas, no período de 24 meses. A iniciativa se deu após estudo sobre a população de cães do município, realizado por profissionais do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA), da Secretaria de Saúde. Durante o trabalho, verificou-se a necessidade de implementação de um projeto para o controle desses animais na cidade.
Entre as constatações, verificou-se que sete mil cães encontram-se em situação de abandono ou estão na condição de “cão peridomiciliar” no município; outro grupo está sob os cuidados de população carente, sem condições para implementar o controle sanitário ou mesmo de reprodução dos animais; e há elevado número de cães que encontram-se no canil municipal, o que gera custos para o poder público. A população canina estimada em Juiz de Fora é de 69.795, o que representa, segundo o Ministério da Saúde (MS), 13,5% da população humana.
Para a efetivação do projeto haverá credenciamento de clínicas veterinárias inscritas no Conselho Regional de Medicina Veterinária para a realização de procedimentos cirúrgicos de castração. Os interessados poderão fazer o pré-cadastro através do telefone 199 (Disque Castração) e do e-mail castracao@pjf.mg.gov.br. O cadastro será analisado, e o proprietário vai ser informado sobre local e data da castração, quando contemplado. Além disso, a Prefeitura vai promover a Guarda Responsável de Animais a partir de projetos educativos em escolas de ensino fundamental e médio e em locais públicos de grande circulação de pessoas (palestras, distribuição de cartilhas).
Comentários