Pular para o conteúdo principal

JUIZ FEDERAL EM LAVRAS LANÇA LIVRO SOBRE NASCENTES


No dia 16 de fevereiro, na sede da Seção Judiciária de Minas Gerais, em Belo Horizonte, foi realizado o lançamento do livro “Preservação das nascentes: o pagamento por serviços ambientais ao pequeno ruralista provedor”, do juiz federal Carlos Geraldo Teixeira, diretor da Subseção Judiciária de Lavras, no Sul de Minas. O lançamento foi promovido pela Associação de Juízes Federais de Minas Gerais (Ajufemg), no auditório do Ed. Euclydes Reis Aguiar, às 17h30m. O livro do juiz federal Carlos Geraldo Teixeira, lançado pela editora Folium, aborda o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) pela conservação das nascentes como instrumento complementar na gestão dos recursos hídricos no Brasil.

Segundo informações contidas no texto de divulgação da obra, “apesar de o Brasil contar com uma moderna e vasta legislação ambiental e hídrica, sua implementação é centrada em instrumentos de comando e controle (repressivos) que têm se revelado insuficientes ou ineficazes para garantir uma gestão sustentável de nossos recursos hídricos”. Conforme explicou o juiz federal Carlos Geraldo Teixeira, o PSA hídrico no Brasil pode auxiliar no resgate do reconhecimento do valor social do segmento dos pequenos ruralistas e em sua fixação no campo.

Momentos antes do lançamento do livro, o juiz federal diretor do Foro, Itelmar Raydan Evangelista, recebeu em seu gabinete o ex-presidente do TRF da 4ª Região, desembargador federal aposentado Vladimir Passos de Freitas, que também prestigiou o lançamento da obra literária. Especialista em Direito Ambiental, o ex-presidente é hoje professor e consultor de Direito Ambiental; diretor de Relações Internacionais da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe); vice-presidente do Instituto Brasileiro de Administração do Sistema Judiciário (Ibrajus) e assessor-chefe da Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça. Estiveram presentes ao evento juízes federais e servidores da seccional, familiares e amigos do autor.
com assessoria do TRF1-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.