Pular para o conteúdo principal

A POLÍTICA FRATRICIDA DE LAVRAS

Assistimos atônitos a degladiação entre os grupos políticos da cidade e o pior, o atraso que isso ocasiona ao município e seus habitantes. Temos hoje, inegavelmente, três grupos que atuam na politica da cidade e se utilizam de todos os recursos cabíveis e incabíveis para atingir o chamado “Poder de Mando”. Ataques pessoais, perseguição a desafetos, invenção de factoides, matérias pagas são alguns dos meios utilizados para tentar minar o grupo rival. A politica na terra das escolas e ipês, podemos dizer que se tornou fratricida, onde o canibalismo político se agiganta frente aos reais interesses da cidade.

O primeiro grupo é capitaneado pela atual prefeita Jussara Menicucci (PSDB). Filha de uma tradicional família política de Lavras, Jussara ocupa pela terceira vez o executivo lavrense. É considerada por muitos uma política nata, que carrega carisma e o traquejo político para comandar as ações do seu grupo. Sofre o desgaste natural de quem ocupa um cargo eletivo por muito tempo e vem sofrendo pesados ataques de um grupo político da cidade. Jussara trabalha o nome do ex-reitor da UFLA, professor Silas (PSDB), para dar continuidade ao seu legado. O grupo Jussarista tem certas vantagens que serão de grande valia para a eleição que se avizinha. Tem a máquina municipal nas mãos, o apoio do atual governador Anastasia e do senador Aécio Neves ambos do PSDB, além de contar com inúmeros partidos, o que lhe proporcionará maior tempo de TV e rádio no período eleitoral.

O segundo grupo nasceu de uma desavença entre a prefeita Jussara e o deputado Fabio Cherem (PSD). A construtora do deputado fazia o serviço de coleta de lixo no município durante o mandato anterior da prefeita. Inexplicavelmente, os dois se desentenderam e Fábio lançou-se candidato contra Jussara em 2008. Foi derrotado, mas teve uma votação expressiva, o que o credenciou para disputar novos pleitos. Eleito deputado em 2010, Fabio trabalha para eleger o seu irmão vereador Marcos Cherem (PSD), que utiliza a tribuna da Câmara para desferir pesados ataques a atual administração. O grupo Cherem conseguiu dominar alguns meios de comunicação do munícipio e tem em um blogueiro um artificie de denúncias, ataques e desestabilização da atual gestão. Para o pleito deste ano, o grupo Cherenzista carrega a vantagem de ser uma espécie de renovação e ter grande poder econômico para atrair aliados.

Apesar de o seu grupo ter se desmantelado, o ex-prefeito Carlos Alberto Pereira (PDT) ainda é visto por muitos como uma espécie de coringa e detentor de uma fatia considerável de votos no município. Ele pode ser decisivo no lançamento ou não de uma terceira via, que pode tanto tirar votos do grupo da prefeita, quanto do grupo Cherem. CAP analisa profundamente o que poderá lhe render frutos para as eleições de 2014, visto que ele almeja e sonha em se tornar deputado federal de fato e não apenas suplente.

É por estas e por outras, que assistimos uma guerra pelo Poder no município. Os grupos políticos sabem que é vital a vitória para a prefeitura. Um político sem base e sem uma prefeitura para barganhar interesses, sejam eles republicanos ou não, pode encurtar sua carreira política e perder espaço no meio político. As cartas estão sendo colocadas na mesa e em breve assistiremos a pior e mais cara eleição da história de Lavras. Façam suas apostas!
por Sylvio Menicucci Neto

Comentários

MINEIRINHO disse…
ENGRAÇADO ESSE SILVIO MENICUCCI,O SOBRENOME SUGERE ALGO?A ATUAL ADMINISTRAÇAO E HORRIVEL,ENVOLTA EM DENUNCIAS E SERVIÇOS DE MÁ QUALIDADE.A CIDADE CRESCEU,DESENVOLVEU,SO QUE POLITICOS ESTÃO AINDA NA EPOCA DO "ONÇA".
GIL BOTELHO PEREIRA disse…
LINDO O ARTIGO DE SYLVIO MENICUCCI NETO, SOBRINHO DE JUSSARA MENICUCCI, A PREFEITA QUE COMPRA CARRO PARA O GABINETE COM DINHEIRO DO PROGRAMA CAMINHOS DA ESCOLA, QUE AUTORIZA A FALSIFICAÇÃO DE CARTÕES DE VACINA, QUE PERMITE SUPERFATURAMENTO DE REMÉDIOS, QUE BEBE CAMPARI, CHOPP E VINHO COM DINHEIRO PÚBLICO.
SAI CANDIDATO SYLVIO E CONTINUE "O LEGADO". AH, ESQUECI, PARA SAIR CANDIDATO TEM DE TER PEITO. ISSO O SILAS, O CAP, OS CHEREM TEM. E VOCÊ? FICAR SÓ NO COCOROCÓ É FÁCIL. SE EXPOR É DIFÍCIL. KKKKKKKKKKKKK
EU CONSIDERAVA ESSE BLOG ATÉ HOJE IMPARCIAL, AGORA ESTÁ SE POSICIONANDO A FAVOR DO GOVERNO ATUAL. COLOQUE UMA PLACA "O CORVO VELOZ DO PSDB JOVEM". FICA MAIS BONITO E AUTÊNTICO.
Anônimo disse…
Parabéns pelo excelente artigo Sylvio. Sem dúvidas os Lavrenses são vítimas dos grupos que almejam o Executivo sedentos de poder pelo poder somente, que ignoram o povo e o provimento de soluções democráticas e progressistas. Também são representados no legislativo por edis de pouca cultura e sem ideais elevados de realização conjunta na representação do eleitor. Está clara a necessidade de renovação, de oposição, de debates inteligentes e com foco em resultados. Nossas escolas estão envergonhadas e nossos ipês sem flores. Precisamos de novos rostos, novas idéias, novos pilares e, mais do que nunca, de grandes forças que nos conduzam novamente ao trilho dos expoentes políticos, econômicos e sociais.
Um abraço,
Marcelo - lavrense de coração, morador de São Paulo, com esperanças de retorno à cidade lar.
Anônimo disse…
Sugiro ao Corvo Veloz que publique um artigo assinado pelo filho do Carlos Alberto Pereira, outro por um parente do Cherem, do João Batista, do Dehon, do Clóvis.
Aí sim, teríamos mais "opiniões imparciais" sobre a política lavrense.
Anônimo disse…
Excelente o artigo. texto irretocável de um ótimo jornalista. não puxou saco de ninguém e expôs de forma veemente o que é a politica de lavras. parabéns ao Sylvio e acho que o texto foi imparcial.
Eleitor antenado disse…
O sobrinho da prefeita nem conversa com ela há muito anos. por isso digo, enquanto a paixão dominar a politica lavrense, vamos desenvolver a passos lentos. otimo o artigo que traz em si um tom de critica construtiva e alerta para a pior eleição que teremos na nossa cidade. vai rolar muito $$$$$$$. parabens sylvio!
Lavrense Antenadíssimo disse…
Ô Sylvinho, pára de publicar elogios a você mesmo...
Anônimo disse…
O CHARLIE CHAPLIN DEVE ESTAR TRISTE PORQUE A JUSSARA NÃO PAGOU UMA BEBIDINHA PRA ELE COM DINHEIRO DA PREFEITURA. E O CACHORRINHO DEVE TER VINDO DAS RUAS DE LAVRAS MESMO, ONDE O QUE MAIS TEM É CACHORRO SOLTO.

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...