Pular para o conteúdo principal

NOVO PROCURADOR REGIONAL ELEITORAL QUER RIGOR PARA IMPEDIR ABUSOS NAS ELEIÇÕES

A Procuradoria Regional Eleitoral de Minas Gerais (PRE-MG) está sob novo comando. O procurador da República Eduardo Morato Fonseca, de 46 anos, assumiu as funções na segunda-feira, 7. Ele irá exercer o cargo pelo próximo biênio. Seu substituto é o procurador da República Patrick Salgado Martins. O procurador regional eleitoral é o chefe do Ministério Público Eleitoral no estado. Nessa função, ele é responsável por conduzir as atividades do órgão e pela designação dos promotores de Justiça para o exercício das funções eleitorais em cada uma das 350 zonas eleitorais mineiras.

Eduardo Morato promete rigor na fiscalização da regularidade das eleições municipais que acontecem este ano. Para isso, irá oficiar aos promotores eleitorais para a definição de estratégias que possam combater eficazmente qualquer tipo de abuso, desde propaganda eleitoral antecipada até o uso da máquina administrativa. Outra preocupação é com a compra de votos. 
Segundo o procurador regional eleitoral, a proximidade maior dos candidatos com os eleitores, nos municípios, favorece esse tipo de irregularidade, porque o relacionamento pessoal é utilizado para auferir benefícios. A Lei da Ficha Limpa é outro fator que merecerá atenção redobrada. Segundo o procurador, a aplicação da lei impõe o grande desafio de criar e alimentar uma base de dados que permita uma atuação célere do Ministério Público Eleitoral.

Quem é
Eduardo Morato Fonseca
46 anos
casado, duas filhas
Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais
Mestrando em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa
Ingressou no MPF em 1997
Foi procurador-chefe da PRMG entre 2005/2007
Procurador Regional Eleitoral substituto entre 2010/2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.