Pular para o conteúdo principal

CÂMARA PODE TER MAIS TRÊS VEREADORES EM SJDR

Jovens se manifestam contra aumento de cadeiras na Câmara e invadem plenário
Enquanto nas três reuniões da Câmara de São João Del Rei, nas Vertentes, na semana passada as manifestações populares contra o possível aumento de cadeiras no plenário foram rasas, na terça-feira, 19, as reações antialteração no número de vereadores tomaram proporções gigantescas com gritos de protesto, suspensão de trabalhos e intervenção policial. Na data, mais de 150 pessoas compareceram à reunião do Legislativo impulsionadas na grande maioria pela votação, em primeiro turno, do projeto que visa completar a bancada da Casa com outros três vereadores a partir do ano que vem.

O documento foi o segundo lido e votado na pauta da semana e recebeu aprovação de seis dos nove edis votantes. O resultado foi seguido por vaias e gritos de “Vergonha!” que levaram à suspensão da sessão. “Isso não basta. Nosso objetivo não é interromper o trabalho deles por hoje, é fazê-los desistir de aprovarem essa lei no segundo turno, já que não conseguimos isso no primeiro”, explicou o estudante Luís Gustavo Castro antes de se juntar aos mais de 30 jovens que tomaram pacificamente o centro do plenário, mas com grande barulho e resistência para deixar o local.

PM   
A ação fez com que a polícia fosse chamada. “Não estamos aqui para impedir que se manifestem. É direito de vocês exporem sua opinião e pedirem mudanças, mas ocupar o centro da Câmara configura invasão e perturbação no local de trabalho. Além disso, viemos defender a segurança de cada manifestante. Esse prédio é antigo, sabemos que o assoalho pode ruir e aglomerar tanta gente nesse local pode levar a acidentes”, explicou o comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar (38º BPM) em São João del-Rei, tenente-coronel Alan Elias da Silva, ao negociar a saída do grupo para que o presidente do Legislativo, Mauro Duarte (PSDB), pudesse encerrar a reunião.

A plenária terminou oficialmente às 17h35, mais de uma hora depois de o impasse começar. “Espero que isso tudo sirva de lição para os eleitores e que pensem melhor quando forem às urnas em outubro. Não fomos ouvidos. Não somos representados por nenhum deles”, alegou o universitário Marcos Vinícius.
 da Gazeta de São João Del Rei

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.