Pular para o conteúdo principal

FEDERAL DE LAVRAS ESTÁ ENTRE AS 100 MELHORES UNIVERSIDADES LATINO-AMERICANAS

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) conquistou significativa evolução no ranking das 250 melhores universidades da América Latina na segunda edição do QS Quacquarelli Symonds University Rankings, publicado nessa terça-feira, 12. No ranking 2012, a UFLA ocupa a 85ª posição, no seleto grupo das 100 melhores universidades latinas de 19 países. Na edição 2011, a UFLA estava na camada entre a 101 e a 200ª posição no ranking internacional.

Entre as universidades mineiras, a UFLA ocupa a 4ª posição e foi a única instituição classificada em 2011 no grupo 101-200 que conseguiu entrar para o grupo “top 100”, como são chamadas as primeiras classificadas. Além da UFLA, entre as universidades federais mineiras estão ranqueadas: (UFMG) na 13ª posição, Viçosa (UFV) 76ª, Uberlândia (UFU) 78ª, Ouro Preto (UFOP) 104ª, Juiz de Fora (UFJF) 118ª, Triângulo Mineiro 138ª, Alfenas (Unifal) 139ª e Itajubá (Unifei) 140ª. Em todo o país, foram ranqueadas 65 instituições entre as 250 melhores universidades.

O ranking é obtido a partir da composição de diferentes indicadores: reputação acadêmica, reputação da instituição entre os empresários, números de estudantes, proporção de docentes com doutorado, número de publicações proporcional ao número de docentes, citações de artigos e impacto na web.

Com base nesses indicadores, a UFLA obteve destaque na proporção de docentes com doutorado, ficando em primeiro lugar juntamente com outras 12 universidades e também no número de artigos científicos por docente, ficando em 4º quarto lugar no ranking das 250 instituições avaliadas.

O QS Quacquarelli Symonds é organizado por um grupo britânico especializado em pesquisa e avaliações do desempenho de instituições de ensino.  É responsável pelo QS World University Rankings®, que avalia cerca de 600 universidades em todo o mundo e é extensamente utilizado como referência por atuais e futuros universitários, profissionais acadêmicos e governos. Tem como finalidade promover universidades como instituições diversificadas, oferecendo uma comparação do sucesso global e o ideal de permanecer ou se tornar uma instituição com um nível de qualidade mundialmente reconhecida.

De acordo com o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, o avanço no posicionamento da UFLA no QS rankings pode ser atribuído a um esforço coletivo da comunidade acadêmica, que nos últimos anos tem aliado a sua expansão a uma política de formação e qualificação dos servidores, com incentivo à internacionalização e pesquisas com maior impacto mundial, ao envolvimento de estudantes e à interação entre graduação e pós-graduação, além de investimentos em melhores condições de trabalho e infraestrutura.

Segundo o reitor, como o ranqueamento com foco na América Latina é recente, a UFLA deverá se organizar para acompanhar o processo e aportar informações mais acuradas sobre a instituição.  

“É uma resposta ao trabalho de equipe e uma clara demonstração de que o investimento em pesquisa, internacionalização e inovação é um caminho que tem dado certo. Vamos investir ainda mais na transformação de conhecimentos em tecnologias que reforcem a contribuição das universidades para o desenvolvimento da sociedade”, ressalta Scolforo, lembrando que esta posição estimula ainda mais o sonho de figurar entre as melhores universidades do mundo.
por Cibele Aguiar - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.