Pular para o conteúdo principal

SECRETÁRIO-ADJUNTO FLÁVIO UNES FALA SOBRE REGRAS DAS ELEIÇÕES 2012

O secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais, o lavrense Flávio Henrique Unes Pereira, disse na última quinta-feira, 28, que “as condutas vedadas aos agentes políticos, diferentemente do abuso de poder, têm rol taxativo na lei (art. 73 e seguintes da Lei nº 9.504) e não exigem o requisito da potencialidade para sua configuração.” A afirmação de Unes foi feita durante o Seminário Mineiro de Estudos Eleitorais, onde proferiu a palestra “Condutas Vedadas aos Agentes Públicos”.

Flávio Unes explicou que, de acordo com a legislação eleitoral, no ano em que houver eleições está proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da administração pública, ainda que seja por meio de convênio com entidades civis sem fins lucrativos, salvo se as ações estiverem inseridas em programa social criado por meio de lei específica e em execução no ano anterior ao das eleições. 

O objetivo do seminário foi orientar candidatos a prefeito e vereador sobre as questões eleitorais, as exigências da Lei Eleitoral e a interpretação das normas que regerão as eleições de 2012. O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de São Gonçalo do Pará, Ângelo Roncalli, disse que o seminário foi realizado para atualizar todos os municípios mineiros sobre a nova realidade eleitoral.

O evento foi aberto pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP), que destacou a oportunidade de aproximar os gestores públicos municipais dos órgãos que controlam as ações políticas do Estado e ressaltou: “O processo eleitoral constitui um elemento central da democracia e, da mesma forma, seu funcionamento institucional depende de mecanismos de controle, como aqueles que serão estudados e analisados neste seminário”.

Foram também proferidas palestras sobre “Propaganda Eleitoral/Internet”, pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Henrique Neves e sobre “Registro de Candidatura e Fidelidade Partidária”, pelo juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Maurício Torres Soares. Durante o evento foram ainda debatidos temas como registro de candidatura, fidelidade partidária, prestação de contas e a lei de ficha limpa.

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...