Pular para o conteúdo principal

DANIELA FORESTI PRODUZ JOIAS AUTORAIS CONTADORAS DE HISTÓRIAS










Verdadeiras obras de arte. Assim são as joias autorais de Daniela Foresti (DF). Além de encher a vista com uma beleza inusitada - característica das criações da designer mineira – cada peça possui singularidade e conta uma história. Essas particularidades são possíveis porque Daniela se mantém longe do calendário e da transitoriedade da moda. Suas produções são atemporais e, praticamente, eternas porque estão mais para o mundo das artes plásticas do que para o cenário fashion.

A prata é o material preferido da artista para suas produções. Ela diz preferir manuseá-la devido à maleabilidade, luminosidade e à própria energia desse metal. Desde que se tornou joalheira, em 1986, DF fez cerca de 10 coleções, participou de uma série de exposições, mas tudo a seu tempo. “Minhas joias têm muito de mim, das coisas que penso, das coisas que conheço”, explica a designer. Daniela não abre mão de respeitar o seu processo criativo que demanda tempo porque requer muita pesquisa e refações para garantir originalidade e singularidade de suas criações. Eis aí seu maior diferencial: peças praticamente exclusivas (cada modelo não chega a 10 reproduções) com assinatura e design fora do comum.

Joalheria de significado I DF também trabalha com a joalheria de significado. Ela produz peças exclusivas a partir da data e hora de nascimento de cada pessoa. Através do cálculo da carta de gestação, a designer faz um desenho especial para cada pessoa. São amuletos personalizados que funcionam como escudo de proteção.

Joalheria com história - Principais coleções 
Fauna e Flora – primeira coleção da designer tem muito de seu olhar de bióloga. Inspiradas na natureza, as peças são orgânicas nas formas. Flores, folhas, árvores e animais são motivos de joias ímpares e singulares.

Matisse, Amor à Dança – trata-se de uma coleção que celebra a alegria de viver ao movimento da música. Anéis, brincos, colares, pingentes e pulseiras trazem coreografias inspiradas no quadro “A dança”, de Henri Matisse.

Oceano – a artista imaginou o encontro entre Netuno e Iemanjá. Daí, surgiram peças com pérolas, que simulam ondas, conchas, animais marinhos.

O Labirinto –
ao reler livros que tratam da mitologia grega, a designer constrói peças que reproduzem labirintos, como os habitados, na lenda, pelo minotauro.

Poesia para o corpo - Uma homenagem aos poetas. São colares que vêm com um poema literalmente escrito. Esta coleção está em constante construção. Por ora, Daniela criou dois colares o de Gertrud Stein com a emblemática frase “A rose is a rose is a rose and is a rose” e o de Manoel de Barros, com o trecho de uma poesia “Lugar sem comportamento é o coração”.

Mais sobre a designer I Daniela Foresti é formada em Biologia, mas não chegou a exercer a profissão. Assim que saiu da universidade, passou uns tempos em Londres. Lá se apaixonou pela joalheria e fez um curso básico sobre a arte. Ao voltar para o Brasil, fez aulas no atelier do Márcio Mattar e da Silvia Lima, no Rio, e encontrou o caminho que queria seguir: a joalheria artesanal. Há 26 anos possui um ateliê, chamado de oficina de fogo. A oficina a acompanhou pelas cidades onde morou e em sua terra natal de Daniela, Varginha em Minas Gerais, para onde voltou há 11 anos.
com reportagem fotográfica de Still – Micheli Picheli e da designer – Chris Vallias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho