terça-feira, 29 de janeiro de 2013

FORTE CHUVA CASTIGA MORADORES DE NEPOMUCENO

Oito famílias tiveram que sair de suas casas, mas já retornaram e estão mais aliviadas


As fortes chuvas que atingiram o Sul de Minas no último final de semana também afetaram os moradores de Nepomuceno. Por volta das 6 horas de sábado, 26 de janeiro, a água do ribeirão dos Menezes começou a subir e atingiu cerca de 20 residências, que se encontram às margens do local.
 
A prefeitura de Nepomuceno, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria de Obras, visitou as famílias durante todo o final de semana e apurou o estrago feito pela chuva. Alguns moradores perderam parte de seus móveis e eletrodomésticos, mas com a ajuda de vizinhos saíram rapidamente de suas casas e conseguiram salvar muita coisa.

“Eu percebi que a água estava atingindo minha casa bem cedinho e fiquei apavorada. Foi uma enchente terrível, a minha mãe estava comigo e também ficou muito assustada. Agora, a gente já retornou para nossa casa e fizemos uma limpeza geral para retomar nossa rotina normalmente”, comentou a dona-de-casa Rosângela Pereira de Assis.

Já Roberto Leal Pereira, que mora em sua residência com mais 5 pessoas, perdeu um guarda-roupa na enchente e disse que nesses momentos todo mundo se une para ajudar. “Até o prefeito esteve aqui, conversou com a gente e se colocou à disposição para nos ajudar. A água subiu quase um metro e a gente saiu todo mundo correndo. Foi muito triste o que aconteceu”, contou Roberto.

Na manhã desta segunda-feira, 28 de janeiro, o caminhão-pipa da prefeitura esteve no local das enchentes para limpeza das ruas. A equipe da Secretaria de Saúde também irá providenciar vacinação completa, principalmente para as crianças que tiveram contato com a água, a fim de evitar doenças, como a leishmaniose. O Corpo de Bombeiros de Lavras e a Polícia Militar também estiveram no local para apoiar as famílias.

A prefeitura ofereceu abrigo nas escolas municipais, mas os familiares optaram por ficar em casa de parentes. As assistentes sociais do município realizarão durante toda a semana um estudo social das famílias atingidas pelas enchentes, com o objetivo de oferecer ajuda material e psicológica, na recuperação do triste acontecimento.

Nenhum comentário: