Pular para o conteúdo principal

FORTE CHUVA CASTIGA MORADORES DE NEPOMUCENO

Oito famílias tiveram que sair de suas casas, mas já retornaram e estão mais aliviadas


As fortes chuvas que atingiram o Sul de Minas no último final de semana também afetaram os moradores de Nepomuceno. Por volta das 6 horas de sábado, 26 de janeiro, a água do ribeirão dos Menezes começou a subir e atingiu cerca de 20 residências, que se encontram às margens do local.
 
A prefeitura de Nepomuceno, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria de Obras, visitou as famílias durante todo o final de semana e apurou o estrago feito pela chuva. Alguns moradores perderam parte de seus móveis e eletrodomésticos, mas com a ajuda de vizinhos saíram rapidamente de suas casas e conseguiram salvar muita coisa.

“Eu percebi que a água estava atingindo minha casa bem cedinho e fiquei apavorada. Foi uma enchente terrível, a minha mãe estava comigo e também ficou muito assustada. Agora, a gente já retornou para nossa casa e fizemos uma limpeza geral para retomar nossa rotina normalmente”, comentou a dona-de-casa Rosângela Pereira de Assis.

Já Roberto Leal Pereira, que mora em sua residência com mais 5 pessoas, perdeu um guarda-roupa na enchente e disse que nesses momentos todo mundo se une para ajudar. “Até o prefeito esteve aqui, conversou com a gente e se colocou à disposição para nos ajudar. A água subiu quase um metro e a gente saiu todo mundo correndo. Foi muito triste o que aconteceu”, contou Roberto.

Na manhã desta segunda-feira, 28 de janeiro, o caminhão-pipa da prefeitura esteve no local das enchentes para limpeza das ruas. A equipe da Secretaria de Saúde também irá providenciar vacinação completa, principalmente para as crianças que tiveram contato com a água, a fim de evitar doenças, como a leishmaniose. O Corpo de Bombeiros de Lavras e a Polícia Militar também estiveram no local para apoiar as famílias.

A prefeitura ofereceu abrigo nas escolas municipais, mas os familiares optaram por ficar em casa de parentes. As assistentes sociais do município realizarão durante toda a semana um estudo social das famílias atingidas pelas enchentes, com o objetivo de oferecer ajuda material e psicológica, na recuperação do triste acontecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...