Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA DE BARBACENA PASSARÁ POR AUDITORIA

Após um mês de gestão, falta de dados e desorganização deixados não permitem determinar a real situação da Prefeitura

Depois de encontrar a Prefeitura de Barbacena, nas Vertentes, totalmente sucateada, a nova gestão municipal optou por contratar uma empresa de auditoria. A “Libertas Auditores & Consultores” será a responsável pela verificação e formulação de relatório referente ao exercício de 2012. Os setores contábil, financeiro, orçamentário, patrimonial, além dos processos licitatórios, convênios e todos os atos administrativos, que envolvem recursos públicos, serão analisados. O objetivo é conhecer a real situação da Prefeitura Municipal.

Ainda esta semana, a empresa “Libertas Auditores & Consultores”, contratada para realizar a auditoria, dará inicio à análise de todas as transações do ano passado. A finalidade é traçar um perfil independente, atualizado e técnico, da real situação em que se encontra a Prefeitura de Barbacena. Após a análise os auditores irão elaborar um relatório com um viés pedagógico e preventivo.

Segundo o secretário de Planejamento, Samir Moysés, a ideia é mitigar os riscos de controle nas atividades relacionadas ao reconhecimento, mensuração, registro, apuração, avaliação e controle do Patrimônio Público Municipal, conduzindo a Contadoria às melhores práticas de governança pública. Samir justificou a medida afirmando que a transição do governo não aconteceu com a devida transparência.

“Os bancos de dados não estão completos e o volume de despesas não conferem. A despesa com o pessoal, por exemplo, apresenta falhas. Funcionários de alguns setores receberam os proventos, em detrimento de outros. Na última semana de governo da gestão anterior, o Departamento Municipal de Meio Ambiente, Água, Esgoto e Limpeza Urbana (Demae) pagou à empresa KTM, responsável pela limpeza urbana, 1 milhão e 800 mil reais. Os cofres do Demae foram zerados para efetuar o pagamento da empresa, mas os funcionários não receberam a totalidade do décimo terceiro e o pagamento da folha dezembro”, concluiu Samir.

Na Prefeitura, a dívida com impostos, convênios, serviços prestados e funcionários com salários atrasados, chega a quase 70 milhões de reais. Segundo o Prefeito Toninho Andrada, a dívida, apesar de grande e de dificultar a gestão em algumas áreas, não inviabiliza a administração. “Precisamos identificar os problemas e descobrir onde os recursos foram aplicados. Para se ter uma ideia, o orçamento da prefeitura para o ano todo é de 230 milhões, então, praticamente um terço desta receita está comprometida com dívidas que a gestão passada deixou. Precisamos rever tudo isso para fazer uma aplicação correta e justa dos recursos disponíveis ”, afirmou Toninho Andrada.

A “Libertas Auditores & Consultores” atua na prestação de serviços técnicos especializados de auditoria e consultoria, nas áreas de contabilidade e orçamento. E já trabalhou em centenas de municípios brasileiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.