Pular para o conteúdo principal

DETENTO DE MURIAÉ É APROVA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA


A conquista da nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do Sistema Prisional e a classificação geral obtida pelo detento Bruno Eduardo Oliveira Reis, da Penitenciária Doutor  Manoel Martins Lisboa Junior, de Muriaé, na Zona da Mata, levou o preso a conquistar uma vaga na Universidade Federal de Viçosa (UFV). O detento foi um dos 3.141 inscritos, de 95 unidades prisionais de Minas Gerais, na terceira edição do Enem Prisional. O número de presos que prestou os exames em 2012 foi quase quatro vezes maior do que o de 2011, quando 795 presos de 43 unidades prisionais se inscreveram para o exame.

Na mesma penitenciária onde Bruno cumpre pena, outros 32 presos fizeram a preparação e a prova. Na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além da aprovação de Bruno na UFV, outro presidiário obteve seu certificado de conclusão do Ensino Médio.

Apoio integral
Quando foi transferido para a prisão, Bruno, que tem 32 anos e está preso há um ano, não tinha terminado o Ensino Médio. Apesar de um longo tempo longe dos livros e cadernos e do pouco tempo até a prova – que foi realizada nos dias 4 e 5 de dezembro, três meses depois de sua chegada à unidade prisional –, o detento não deixou de fazer o exame. “Foi uma oportunidade que a penitenciária me deu para me profissionalizar”, afirma o preso.

Bruno teve o apoio da pedagoga do Núcleo de Educação da penitenciária, Marilene Madalena Ciribelli Dias, além dos professores e dos diretores. Para ela, a aprovação de Bruno é o resultado de um trabalho em equipe: “O nosso principal objetivo aqui é a ressocialização deles e todo esse trabalho na educação é gratificante. É muito satisfatório podermos ampliar seus horizontes e vê-los com novos valores”. Na unidade prisional, o preso recebeu dicas, pôde tirar dúvidas e fez simulados de provas anteriores do Enem para se preparar. Para a redação, que teve o tema "Movimento imigratório para o Brasil no século XXI", Bruno teve uma ajuda extra: seu pai, que é professor de português.

Confiança
Quando saiu o resultado, não houve muito espanto. “Fiquei surpreso, mas eu sabia do meu potencial”, afirma Bruno. A pedagoga da unidade o inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e, com a média de 666,40 no Enem, o preso, ainda na primeira chamada, conseguiu uma vaga no curso de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Com uma procuração, seu pai fez a matrícula na cidade, que fica a 85 km de Muriaé.

Ao todo, cerca de 6.000 detentos estudam enquanto cumprem pena em Minas Gerais. Das 129 unidades prisionais do Estado, 67 possuem escolas. Pelo estudo, os presos têm redução da pena: a cada 12h de aulas, um dia é retirado da sentença a ser cumprida. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho