Pular para o conteúdo principal

DETENTO DE MURIAÉ É APROVA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA


A conquista da nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do Sistema Prisional e a classificação geral obtida pelo detento Bruno Eduardo Oliveira Reis, da Penitenciária Doutor  Manoel Martins Lisboa Junior, de Muriaé, na Zona da Mata, levou o preso a conquistar uma vaga na Universidade Federal de Viçosa (UFV). O detento foi um dos 3.141 inscritos, de 95 unidades prisionais de Minas Gerais, na terceira edição do Enem Prisional. O número de presos que prestou os exames em 2012 foi quase quatro vezes maior do que o de 2011, quando 795 presos de 43 unidades prisionais se inscreveram para o exame.

Na mesma penitenciária onde Bruno cumpre pena, outros 32 presos fizeram a preparação e a prova. Na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além da aprovação de Bruno na UFV, outro presidiário obteve seu certificado de conclusão do Ensino Médio.

Apoio integral
Quando foi transferido para a prisão, Bruno, que tem 32 anos e está preso há um ano, não tinha terminado o Ensino Médio. Apesar de um longo tempo longe dos livros e cadernos e do pouco tempo até a prova – que foi realizada nos dias 4 e 5 de dezembro, três meses depois de sua chegada à unidade prisional –, o detento não deixou de fazer o exame. “Foi uma oportunidade que a penitenciária me deu para me profissionalizar”, afirma o preso.

Bruno teve o apoio da pedagoga do Núcleo de Educação da penitenciária, Marilene Madalena Ciribelli Dias, além dos professores e dos diretores. Para ela, a aprovação de Bruno é o resultado de um trabalho em equipe: “O nosso principal objetivo aqui é a ressocialização deles e todo esse trabalho na educação é gratificante. É muito satisfatório podermos ampliar seus horizontes e vê-los com novos valores”. Na unidade prisional, o preso recebeu dicas, pôde tirar dúvidas e fez simulados de provas anteriores do Enem para se preparar. Para a redação, que teve o tema "Movimento imigratório para o Brasil no século XXI", Bruno teve uma ajuda extra: seu pai, que é professor de português.

Confiança
Quando saiu o resultado, não houve muito espanto. “Fiquei surpreso, mas eu sabia do meu potencial”, afirma Bruno. A pedagoga da unidade o inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e, com a média de 666,40 no Enem, o preso, ainda na primeira chamada, conseguiu uma vaga no curso de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Com uma procuração, seu pai fez a matrícula na cidade, que fica a 85 km de Muriaé.

Ao todo, cerca de 6.000 detentos estudam enquanto cumprem pena em Minas Gerais. Das 129 unidades prisionais do Estado, 67 possuem escolas. Pelo estudo, os presos têm redução da pena: a cada 12h de aulas, um dia é retirado da sentença a ser cumprida. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...