Pular para o conteúdo principal

MAIS RIGOR PARA O DESCARTE IRREGULAR DE LIXO E DE RESÍDUOS

Fiscais flagraram motorista jogando galhos de árvores e outros resíduos em um terreno na Estrada do Pântano
O mau hábito de descartar lixo, resíduos e recicláveis em terrenos baldios, áreas afastadas do centro e estradas rurais, acontece com frequência em diversos pontos da cidade. Por isso, a Prefeitura Municipal de Alfenas, no Sul de minas, por meio de sua Secretaria de Meio Ambiente vem agindo de forma mais rigorosa com aqueles que forem flagrados nesse tipo de situação.

No dia 28 de fevereiro, fiscais da Secretaria flagraram um motorista que descartava galhos de árvores e outros resíduos em um terreno na Estrada do Pântano. De acordo com o coordenador do setor na Secretaria de Obras, Jonathan Pereira de Souza, hoje existem nove localidades no município consideradas críticas, onde são registrados, com mais frequência, o descarte irregular de lixo. 
 
São elas: estrada do Pântano; estrada atrás da pista do aeroporto; terrenos baldios localizados atrás da Casa Pinto (Skol); os 500 metros iniciais da estrada que vai para o bairro rural Muquirana; estrada do Matadouro; rotatória da Rua Viçosa e Avenida Américo de Oliveira no bairro Residencial Oliveira; Rua Tiradentes (esquina com a Rua Castro Alves no Jardim São Carlos); Avenida Dr. Lincoln Westin da Silveira (entre os bairros Santa Luzia e Jardim Primavera); Rua Manoel Dias da Costa (próximo ao campo de futebol do bairro do Pinheirinho) e no próprio campo de futebol do bairro Pinheirinho.

Jonathan Pereira conta que atualmente a prefeitura tem dois fiscais que monitoram esses locais. Eles percorrem áreas já conhecidas para flagrar infratores. “Fotos são tiradas e posteriormente encaminhadas para a Polícia Ambiental, para que sejam tomadas as devidas providencias”, acrescenta Pereira. Esses trabalhos também contam com o apoio dos moradores próximos às áreas de descarte, que encaminham as informações com fotos das pessoas, seus possíveis nomes e as placas dos veículos pegos descartando lixo.

Dezenas de caminhões recolhem o lixo irregular toda semana 
Nesses pontos, considerados críticos no município são encontrados todo tipo de lixo: restos de construção civil (entulho), de açougue, móveis (sofás, televisões, etc...), ossos de animais, restos de gesso, pneus e lixo domiciliar. Em média, a prefeitura recolhe, por semana, 30 caminhões de terra, misturada com os resíduos descartados. Os moradores podem fazer denúncias nos telefones da Secretaria de Meio Ambiente, 3698-1718 ou à Polícia Ambiental, 3698 – 2140 para que os infratores possam ser punidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...