Pular para o conteúdo principal

MINISTRA ELEONORA MENICUCCI É HOMENAGEADA COM MEDALHA RUTH CARDOSO


Honraria reconhece trabalho de Menicucci à frente da SPM e trajetória dedicada aos direitos das mulheres, pesquisa e educação em São Paulo
A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SEPM-PR), foi uma das agraciadas com a V Medalha Ruth Cardoso, em solenidade ontem, segunda-feira, 4, às 19h30, no Hall Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, foi instituído o decreto nº 53.721, de 24 de novembro de 2008, para que em todos os anos posteriores fosse prestada homenagem à professora e antropóloga Ruth Cardoso, por meio de uma medalha. Recebem esta homenagem personalidades e entidades que se destacam na luta em prol da mulher.

Mineira de Lavras, no Sul de Minas, a ministra Eleonora Menicucci de Oliveira foi militante política em organizações de esquerda contra o regime militar. Presa em 1971, passou quase três anos no presídio Tirantes, em São Paulo. Ao sair da prisão, iniciou carreira docente na Universidade Federal da Paraíba. Como pesquisadora e professora titular da Universidade Federal de São Paulo, publicou vários artigos e estudos acadêmicos sobre a situação das mulheres nos campos da saúde, violência e trabalho.

Eleonora é feminista de primeira hora, da chamada "segunda onda do feminismo brasileiro", que acontece a partir de 1975. Como pesquisadora e professora titular da Universidade Federal de São Paulo, publica regularmente artigos e estudos sobre temas críticos da condição das mulheres nos campos da saúde, violência e trabalho.

"Como mulher, acadêmica e ministra de Estado, tenho muito orgulho de receber a medalha Ruth Cardoso, ela que nos deixou um legado de luta pelos direitos das mulheres, além de uma grande e consistente produção acadêmica", diz a ministra Eleonora. Em agosto de 2012, Menicucci recebeu o título de cidadã paulistana, concedido pela Câmara Municipal de São Paulo. A presidenta do Conselho Estadual da Condição Feminina, delegada Rose, explica a escolha da ministra entre as homenageadas. "A escolha de Eleonora Menicucci não se deu porque ela agora é ministra, mas pela sua história de luta pelas mulheres", explica.

A Medalha Ruth Cardoso é entregue pelo Conselho Estadual da Condição Feminina para as entidades e personalidades que se destacaram pela luta dos direitos femininos. O conselho é vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Os homenageados de 2013 são: Centro de Referência de Saúde da Mulher, do Hospital Pérola Byington; Adélia Bellodi Privato, presidente do Centro Cultural e Assistencial Oficina das Meninas de Araraquara; Albertina Duarte Takiuti, coordenadora do Programa Estadual Saúde do Adolescente; Eleanora Menicucci de Oliveira, ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres; Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo; Orchidéa Apparecida Marchezani Corciolli, presidente do São Paulo Woman’s Club e da Confederação dos Woman’s Clubs do Brasil; da Sônia Hess, presidente da Dudalina.
enviado especial Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...