Pular para o conteúdo principal

PROJETO REALIZADO EM DIVINÓPOLIS É ESCOLHIDO NA COLÔMBIA PARA SER TEMA DE REVISTA INTERNACIONAL

O Projeto Fazendo Arte continua escrevendo história fora do Brasil. Na quarta viagem internacional para participar do Red Latinoamericana-Europa de Tabajo Social Transnacional (Reletran) na Colômbia, a proposta sociocultural divinopolitana foi escolhida para ser tema de uma revista eletrônica com circulação mundial. O encontro terminou na última sexta-feira, 22, em Bogotá.

A coordenadora do Fazendo Arte, Lenir de Castro, participou do encontro para formalização de currículos para inclusão social. “Trabalhamos sobre Interculturalidade nas práticas sociais. É importante para nos do Projeto Fazendo Arte participar desta proposta do Reletran, pois além de conseguirmos incluir a arte como ferramenta para o desenvolvimento social neste grande currículo que está sendo construído para ser exemplo a ser seguido, além de divulgar o nosso projeto para o mundo”, afirmou Lenir de Castro, que foi acompanhada pela coordenadora do curso de Serviço Social do Inesp, Maria José Lemos.

A coordenadora afirmou que o projeto vai participar de um lançamento de uma publicação eletrônica.  “Fomos escolhidos para fazer parte de uma revista eletrônica, que terá circulação mundial. Escreveram um artigo muito bom sobre o Fazendo Arte. Foi muito proveitoso e eu fico muito orgulhosa de participar representando meu país com um projeto tão especial como o Fazendo Arte, esse reconhecimento internacional vem dando mais forças para continuarmos a trabalhar ainda mais para a cultura”, declarou Lenir, confirmando a participação de dez países no encontro: Panamá, Guatemala, Bolívia, Nicarágua, Chile, Brasil, México, Espanha, Colômbia e Alemanha.

O Reletran tem a missão de reduzir a pobreza e as desigualdades sociais fortalecendo a sociedade em países da América Latina buscando projetos sociais em destaque em cada país. O encontro faz o intercâmbio e mostrar as estratégias de cada país na área social. Além da Colômbia, já foram realizados outros três encontros: dois no México e um na Guatemala.

Indicado
O Fazendo Arte foi indicado pela universidade alemã Alice Salomom como um projeto de destaque no setor sociocultural. O trabalho social através da arte realizado pelo Fazendo Arte está entre os dois escolhidos para representar o Brasil no Reletran, que é um projeto voltado para a inclusão sociocultural. Participarão 12 universidades da Europa e América Latina. A proposta divinopolitana foi escolhida pelos trabalhos de 12 anos desenvolvendo arte com crianças e adolescentes em bairros carentes do município. 1,7 mil estudantes participam em 16 escolas de várias regiões da cidade. 
 
O projeto estimula várias modalidades como artes plásticas, capoeira, viola caipira, flauta, violão, canto, teatro, contação de histórias, danças (clássico / jazz / contemporâneo / folclóricas). O projeto é realizado através da Lei Estadual de Incentivo e tem patrocínio da Gerdau e Somasa, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...