Pular para o conteúdo principal

PROJETO REALIZADO EM DIVINÓPOLIS É ESCOLHIDO NA COLÔMBIA PARA SER TEMA DE REVISTA INTERNACIONAL

O Projeto Fazendo Arte continua escrevendo história fora do Brasil. Na quarta viagem internacional para participar do Red Latinoamericana-Europa de Tabajo Social Transnacional (Reletran) na Colômbia, a proposta sociocultural divinopolitana foi escolhida para ser tema de uma revista eletrônica com circulação mundial. O encontro terminou na última sexta-feira, 22, em Bogotá.

A coordenadora do Fazendo Arte, Lenir de Castro, participou do encontro para formalização de currículos para inclusão social. “Trabalhamos sobre Interculturalidade nas práticas sociais. É importante para nos do Projeto Fazendo Arte participar desta proposta do Reletran, pois além de conseguirmos incluir a arte como ferramenta para o desenvolvimento social neste grande currículo que está sendo construído para ser exemplo a ser seguido, além de divulgar o nosso projeto para o mundo”, afirmou Lenir de Castro, que foi acompanhada pela coordenadora do curso de Serviço Social do Inesp, Maria José Lemos.

A coordenadora afirmou que o projeto vai participar de um lançamento de uma publicação eletrônica.  “Fomos escolhidos para fazer parte de uma revista eletrônica, que terá circulação mundial. Escreveram um artigo muito bom sobre o Fazendo Arte. Foi muito proveitoso e eu fico muito orgulhosa de participar representando meu país com um projeto tão especial como o Fazendo Arte, esse reconhecimento internacional vem dando mais forças para continuarmos a trabalhar ainda mais para a cultura”, declarou Lenir, confirmando a participação de dez países no encontro: Panamá, Guatemala, Bolívia, Nicarágua, Chile, Brasil, México, Espanha, Colômbia e Alemanha.

O Reletran tem a missão de reduzir a pobreza e as desigualdades sociais fortalecendo a sociedade em países da América Latina buscando projetos sociais em destaque em cada país. O encontro faz o intercâmbio e mostrar as estratégias de cada país na área social. Além da Colômbia, já foram realizados outros três encontros: dois no México e um na Guatemala.

Indicado
O Fazendo Arte foi indicado pela universidade alemã Alice Salomom como um projeto de destaque no setor sociocultural. O trabalho social através da arte realizado pelo Fazendo Arte está entre os dois escolhidos para representar o Brasil no Reletran, que é um projeto voltado para a inclusão sociocultural. Participarão 12 universidades da Europa e América Latina. A proposta divinopolitana foi escolhida pelos trabalhos de 12 anos desenvolvendo arte com crianças e adolescentes em bairros carentes do município. 1,7 mil estudantes participam em 16 escolas de várias regiões da cidade. 
 
O projeto estimula várias modalidades como artes plásticas, capoeira, viola caipira, flauta, violão, canto, teatro, contação de histórias, danças (clássico / jazz / contemporâneo / folclóricas). O projeto é realizado através da Lei Estadual de Incentivo e tem patrocínio da Gerdau e Somasa, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...