Pular para o conteúdo principal

REINADEIROS RECEBEM CINCO MIL METROS DE TECIDOS E 654 INSTRUMENTOS

O prefeito de Divinópolis, no Centro-Oeste, Vladimir Azevedo (PSDB), entregou aos congadeiros cinco mil metros de tecidos e 654 instrumentos de percussão no Teatro Municipal Usina Gravatá. Os recursos são provenientes das emendas parlamentares dos deputados estaduais Fabiano Tolentino (PSD) e Luzia Ferreira (PPS) do valor de R$ 83,4 mil, incluindo a contrapartida da prefeitura.

O secretário municipal de Cultura, Bernardo Rodrigues, destacou a importância de preservar a identidade do reinado com a entrega do material. “O som e a imagem são as identidades do reinado, por isso precisamos preservá-lo para termos o congado cada vez mais forte em Divinópolis.”

O presidente da Câmara de Divinópolis, Rodyson Kristnamurt, lembrou as dificuldades dos reinadeiros em manter a tradição. “Estamos sempre preocupados em oferecer estrutura às irmandades e apoiamos a entrega, porque fomos a Belo Horizonte, onde a deputada estadual Luzia Ferreira nos atendeu prontamente.”

A deputada ressaltou o apoio e a parceria para manter a tradição viva no município. “É pequena colaboração, e espero continuar a parceria para manter a tradição do reinado. Espero que os reinadeiros bem usem o material, que foi minha parceria com o deputado estadual Fabiano Tolentino.”

Tolentino declarou sobre a importância de manter a tradição com matérias de boa qualidade.“Sabemos que tanto os instrumentos quanto os tecidos são material de excelente qualidade. Entendo, como participante das festas de reinado, que a manifestação cultural é tradição regional e precisa de investimentos para continuar a existir.”

O Setor de Memória e Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) elaborou estudo para diagnosticar a real necessidade de cada guarda de congado. “O reinado é bem imaterial, e temos de buscar preservar a tradição no município. Por isso, pesquisamos as necessidades de cada guarda entre as irmandades para entrega do material. Claro que alguns receberão instrumentos a mais, porque se detectou que uma guarda tem mais necessidade disso, enquanto outras têm melhor estrutura e receberão menor quantidade de instrumentos”, explicou a coordenadora de Memória e Patrimônio, Lenir de Castro.

O presidente da Gongadiv, Maurício do Carmo, afirmou que os instrumentos recebidos simbolizam vitória para os reinadeiros. “Todos sabem da luta dos congadeiros para terem os instrumentos e os tecidos. Agora, as festas ficarão mais enfeitadas.” No total, 33 guardas receberam cinco mil metros de tecidos. Entre os 654 instrumentos, há 255 pandeiros, 61 tambores, 25 patangomes e 22 reco-recos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho