terça-feira, 19 de março de 2013

REINADEIROS RECEBEM CINCO MIL METROS DE TECIDOS E 654 INSTRUMENTOS

O prefeito de Divinópolis, no Centro-Oeste, Vladimir Azevedo (PSDB), entregou aos congadeiros cinco mil metros de tecidos e 654 instrumentos de percussão no Teatro Municipal Usina Gravatá. Os recursos são provenientes das emendas parlamentares dos deputados estaduais Fabiano Tolentino (PSD) e Luzia Ferreira (PPS) do valor de R$ 83,4 mil, incluindo a contrapartida da prefeitura.

O secretário municipal de Cultura, Bernardo Rodrigues, destacou a importância de preservar a identidade do reinado com a entrega do material. “O som e a imagem são as identidades do reinado, por isso precisamos preservá-lo para termos o congado cada vez mais forte em Divinópolis.”

O presidente da Câmara de Divinópolis, Rodyson Kristnamurt, lembrou as dificuldades dos reinadeiros em manter a tradição. “Estamos sempre preocupados em oferecer estrutura às irmandades e apoiamos a entrega, porque fomos a Belo Horizonte, onde a deputada estadual Luzia Ferreira nos atendeu prontamente.”

A deputada ressaltou o apoio e a parceria para manter a tradição viva no município. “É pequena colaboração, e espero continuar a parceria para manter a tradição do reinado. Espero que os reinadeiros bem usem o material, que foi minha parceria com o deputado estadual Fabiano Tolentino.”

Tolentino declarou sobre a importância de manter a tradição com matérias de boa qualidade.“Sabemos que tanto os instrumentos quanto os tecidos são material de excelente qualidade. Entendo, como participante das festas de reinado, que a manifestação cultural é tradição regional e precisa de investimentos para continuar a existir.”

O Setor de Memória e Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) elaborou estudo para diagnosticar a real necessidade de cada guarda de congado. “O reinado é bem imaterial, e temos de buscar preservar a tradição no município. Por isso, pesquisamos as necessidades de cada guarda entre as irmandades para entrega do material. Claro que alguns receberão instrumentos a mais, porque se detectou que uma guarda tem mais necessidade disso, enquanto outras têm melhor estrutura e receberão menor quantidade de instrumentos”, explicou a coordenadora de Memória e Patrimônio, Lenir de Castro.

O presidente da Gongadiv, Maurício do Carmo, afirmou que os instrumentos recebidos simbolizam vitória para os reinadeiros. “Todos sabem da luta dos congadeiros para terem os instrumentos e os tecidos. Agora, as festas ficarão mais enfeitadas.” No total, 33 guardas receberam cinco mil metros de tecidos. Entre os 654 instrumentos, há 255 pandeiros, 61 tambores, 25 patangomes e 22 reco-recos.

Nenhum comentário: