Pular para o conteúdo principal

PARECER PRÉVIO APROVA CONTAS DA GESTÃO DO EX-PREFEITO JOÃO BATISTA SOARES

Governador Anastasia cumprimenta procuradores do Ministério Público 
junto do Tribunal de Contas. 
Na foto, a segunda da esquerda para direita,
é a procuradora Cristina Melo, que é ex-procuradora do Estado 
e ex-servidora da Secretaria de Estado de Casa Civl e Relações Institucionais
Em sessão do último dia 12 de março, a Primeira Câmara do Egrégio Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) emitiu parecer prévio pela aprovação das contas do ano 2000 da gestão do ex-prefeito de Lavras, no Sul de Minas, João Batista Soares da Silva.  O tribunal emititou o parecer com recomendações constantes do voto do conselheiro relator do processo, José Alves Viana. Foi vencido em parte o voto do conselheiro Sebastião Helvécio.

Após análise da Auditoria (fls. 93/95), feito pelo auditor Edson Antônio Arger, do Ministério Público de Contas (fls. 96) e do órgão técnico novamente, a respeito da aplicação das verbas do FUNDEF (fls. 100/109), vieram os autos ao Ministério Público de Contas para manifestação conclusiva, nos termos do art. 32, inciso IX, da Lei Complementar n. 102, de 17 de janeiro de 20081, e art. 61, inciso IX, „a‟, do Regimento Interno do TCE (Resolução n. 12, de 19 de dezembro de 2008)2.

Em seu parecer, a procuradora do Ministério Público junto do Tribunal de Contas (MPTC), Cristina Andrade Melo, lembrou que "no tocante ao índice constitucional relativo à educação, o qual deverá ser apreciado especialmente nos presentes autos, apurou-se que, no exercício em análise, o Município observou o disposto no art. 212 da CR/88. Os dados informados no SIACE indicam aplicação de 27,33% da receita base de cálculo na manutenção e desenvolvimento do ensino (fls. 26)".

Cristina Melo enfatizou que "ante o exposto, com fulcro nos dados lançados no sistema informatizado SIACE pelo próprio agente responsável e na análise feita pelo órgão técnico deste Tribunal, OPINA o Ministério Público de Contas pela emissão de parecer prévio pela rejeição das contas municipais, nos termos do art. 45, inciso III, da Lei Orgânica do TCE/MG", conforme o seu parecer.

A procuradora recomendou à Câmara Legislativa, "quando do julgamento das presentes contas, que assegure ao Prefeito Municipal a prerrogativa da plenitude de defesa e contraditório, em observância ao comando normativo disposto no art. 5º, inciso LV da CR/88, conforme entendimento exarado pelo Supremo Tribunal Federal no RE 682.011/SP".

A 5ª Sessão Ordinária da Primeira Câmara foi realizada no Palácio Ruy Barbosa e presidida pelo conselheiro Sebastião Helvecio. Estiveram presentes os conselheiros Wanderley Ávila e José Alves Viana, o auditor Hamilton Coelho, a procuradora do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas Cristina Andrade Melo e a secretária Letícia Rezende Paiva. Convocado o auditor Hamilton Coelho para composição de quórum e para atuação em casos de impedimento ou suspeição, nos termos do art. 29, § 1º da Resolução 12/2008.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...