Pular para o conteúdo principal

PRESIDENTE É CONDECORADA COM MEDALHA DA INCONFIDÊNCIA

A presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheira Adriene Andrade, recebeu, no domingo, 21, na cidade histórica de Ouro Preto, a Grande Medalha da Inconfidência, concedida pelo governador do Estado, Antonio Anastasia, durante as comemorações do feriado de Tiradentes e da Inconfidência Mineira.

Neste dia, como nos anos anteriores, a capital de Minas é transferida de maneira simbólica para Ouro Preto. A comenda é conferida a personalidades e entidades por reconhecimento aos serviços prestados ao País e representa a mais alta honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais. 
 
A homenagem tem ainda quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Na 62ª solenidade de entrega da Medalha, o Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, foi homenageado com o Grande Colar e afirmou, como orador oficial da cerimônia, que a atual situação jurídica no Brasil é baseada no direito à liberdade, e da igualdade, preconizado por Tiradentes, mártir do movimento de independência promovido no Estado. “O princípio da igualdade consiste em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida em que eles se desigualam”, ensina.

No evento, outras 163 personalidades e entidades receberam a homenagem, entre eles, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; o ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp; a senadora Ana Amélia de Lemos; o governador de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando de Souza; o procurador-geral de Justiça de MG, Carlos André Mariani Bittencourt; o presidente do TRE-MG, desembargador Antônio Carlos Cruvinel; os ministros Luiz Philippe Vieira de Mello Filho (Tribunal Superior do Trabalho), Laurita Hilário Vaz (Superior Tribunal de Justiça), Rosa Maria Weber Candiota da Rosa (Supremo Tribunal Federal) e Sebastião Alves dos Reis Júnior (Superior Tribunal de Justiça). No dia, também foi realizada uma homenagem a Tiradentes, com a colocação de uma coroa de flores junto ao monumento ao mártir da Inconfidência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...