Pular para o conteúdo principal

VARGINHA RECEBE PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE MEDICINA DA UNIFAL-MG

Será realizada nesta sexta-feira, 17, a “Apresentação do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)”, às 20 horas, na Associação Médica de Varginha, no Sul de Minas. A UNIFAL-MG estará em breve implantando a sua Faculdade de Medicina em Alfenas e terá ramificações e articulações em Varginha. A partir do primeiro período do curso, que terá inicio em 2014, os estágios já serão realizados em Varginha e posteriormente as residências médicas.

Ensino Público de Medicina
As entidades médicas brasileira têm discutido e valorizado as faculdades de medicina públicas, estaduais e federais, incentivando o ensino com excelência em qualidade e atendimento à população. A integração docente e discente com os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, além das pesquisas médicas têm trazido melhorias consideráveis na assistência médica à população em todos os seus níveis sociais, mas principalmente a população mais carente.

Varginha hoje possui uma estrutura hospitalar que conta com quatro hospitais, sendo dois públicos e dois privados, a UPA, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e diversos profissionais médicos capacitados. É polo regional na assistência médica sendo referencia em diversas especialidades com destaque para nefrologia, cirurgia geral, oftalmologia, neurocirurgia, com Centro de Oncologia e Cirurgia Cardiovascular reconhecido.

De acordo com o presidente da Associação Médica e vereador Armando Fortunato Filho, autor do requerimento aprovado pela Câmara, uma faculdade de medicina pública fomenta mais recursos financeiros do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde para pesquisas, cursos de extensão e novas tecnologias. “Este é um sonho que há muitos anos os nossos colegas e a nossa cidade vêm alimentando e com a vinda da UNIFAL-MG, diversas disciplinas médicas e também pós-graduações (Residências Médicas) tornarão realidade em nossa cidade”, completa.

Para o Prof. Geraldo José Medeiros Fernardes, Presidente da Comissão de Implantação do Curso de Medicina da UNIFAL-MG, a escolha de Varginha para fazer parte do projeto pedagógico é por ser a cidade de maior porte próximo ao campus sede de Alfenas e pela sua estrutura na área de saúde. “A grande população e estrutura de Varginha e o fato de já termos um campus da UNIFAL-MG na cidade influenciou diretamente na nossa escolha para este projeto”, finaliza.

Sobre a UNIFAL-MG
A Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, originalmente Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas - EFOA, foi fundada no dia 03 de abril de 1914 e em 2005 foi transformada em Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG.

Evento:
Apresentação Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da UNIFAL-MG
Data: 17/05/13
Horário: 20 horasLocal: Associação Médica de Varginha (Avenida Rio Branco, 202)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ELEIÇÕES NA UFLA

A Comunidade Universitária trouxe a tona essa semana dois nomes fortes para a “Reconstrução” da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Eles têm no currículo páginas dedicadas ao trabalho realizado na universidade, trabalho este que marcou duas gestões como sendo históricas. Encabeça a chapa o Professor José Roberto Soares Scolforo, tendo como vice o Professor Jackson Antônio Barbosa. Ambos com o nome já grafado na história desta instituição centenária, pelo trabalho prestado não só na área didática como também no campo administrativo, onde Scolforo atuou por dois mandatos como Reitor e Jackson como Prefeito do Campus (cargo este transformado em Pró-reitor de Infraestrutura e Logística). Quem acompanha a Ufla nos últimos 12 anos, é testemunha que o período entre 2012 e abril de 2020 foi de uma transformação fantástica na universidade.  Scolforo usou sua capacidade administrativa para colocar a universidade entre as primeiras do ranking nacional. Projetou também o nome da Ufla intern...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.