O prefeito de Passos, no Sul de Minas, Ataíde Vilela (PSDB) participou da audiência pública sobre a estadualização da Fesp (Fundação de Ensino Superior de Passos), promovida pela Câmara de Vereadores e realizada na segunda-feira (10) à noite, em Passos. Para o prefeito, a encampação da Fesp pelo Estado, através da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), é um compromisso já assumido pelo governador Antonio Anastasia (PSDB) e pelo secretário Nárcio Rodrigues (PSDB), da pasta de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do governo mineiro.
O secretário também afirmou que o processo de estadualização é irreversível e que toda Minas Gerais será beneficiada, já que a Uemg irá encampar, além da Fesp, outras cinco fundações. Nárcio também procurou tranquilizar a comunidade acadêmica, dizendo que os cursos através da Uemg serão gratuitos e que professores e funcionários administrativos da Fesp serão mantidos no trabalho até a realização do concurso público para o preenchimento dos cargos.
A audiência reuniu mais de 600 pessoas no plenário da Câmara, entre estudantes, professores, cerca de 60 vereadores de 20 municípios, cinco prefeitos e cinco vice-prefeitos, lideranças comunitárias e representantes de diversas instituições. Dentre os presentes, o deputado federal Renato Andrade (PP), os deputados estaduais Zé Maia (PSDB) e Antonio Carlos Arantes (PSC), o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares, o vice-prefeito de Passos, Ademir José da Silva, e secretários municipais.
“Quando lideranças como estas, junto com a comunidade, se mobilizam é que as coisas acontecem. Tenho certeza que devido a esta mobilização regional, a nossa Fesp irá realmente ser estadualizada. A educação é a base de tudo e por isso precisamos de investimento nessa área. Com a universidade estadualizada, com ensino gratuito e de qualidade, tenho certeza que nossa região só tem a ganhar”, disse Ataíde Vilela, acrescentando que o governador Antonio Anastasia e o secretário Nárcio Rodrigues sempre cumpriram os compromissos assumidos com Passos e região e que, com a encampação da Fesp pela Uemg, não vai ser diferente.
Nárcio Rodrigues aproveitou a oportunidade para rebater falsas informações sobre a estadualização, dizendo que o processo será conduzido de forma tranquila após a aprovação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, como ocorreu em sua cidade, Frutal, no Triângulo Mineiro, onde a encampação da fundação local pela Uemg ocorreu “sem atropelos”, sendo o campus hoje “um sucesso” e sem qualquer prejuízo para os antigos funcionários.
De acordo com o secretário, o governador Anastasia quer fazer da futura Uemg de Passos um grande campus regional, com pólos também em cidades da região, como Carmo do Rio Claro, Guaxupé, São Sebastião do Paraíso e Piumhi.
Comentários