Pular para o conteúdo principal

MPMG OBTÊM LIMINAR QUE SUSPENDE AUMENTO DOS SUBSÍDIOS A AGENTES POLÍTICOS EM LIMA DUARTE

Os efeitos da decisão atingem, além do prefeito e do vice-prefeito da cidade, 11 vereadores e oito secretários municipais
O aumento dos subsídios do prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários municipais de Lima Duarte, na Zona da Mata mineira, está suspenso. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) conseguiu, na Justiça, liminar que torna sem efeito, pelo menos até o julgamento final de Ação Civil Pública (ACP), o aumento previsto em duas leis municipais aprovadas em 2012. Pela decisão, o Município e a Câmara Municipal de Lima Duarte também estão impedidos de efetuar o pagamento do 13º subsídio aos agentes políticos, outra novidade implementada pelas leis no ano passado.

A Justiça estabeleceu multa diária de R$ 1 mil, a ser aplicada a cada um dos beneficiados pela majoração dos subsídios, bem como à Prefeitura local, caso os valores pagos anteriormente à elevação não sejam restabelecidos. Ao todo, a medida atinge, além do prefeito e do vice-prefeito da cidade, 11 vereadores e oito secretários municipais.

Ao final da ACP, o MPMG também pede que os agentes políticos sejam condenados a restituir aos cofres públicos, no prazo de 90 dias, os valores que receberam indevidamente.

Ilegalidades
De acordo com o MPMG, os subsídios fixados por meio das Leis Municipais n.º 1.693/12 e n.º 1.694/12 desrespeitam o princípio da anterioridade da legislatura, bem como os prazos fixados pelo próprio regimento interno da Câmara Municipal de Lima Duarte. A Constituição Federal prevê a obrigatoriedade de que a remuneração seja estabelecida em cada legislatura para a subsequente. Já o regimento da Casa diz que os valores devem ser fixados em um máximo de trinta dias antes da data prevista para a realização das eleições municipais. No caso de Lima Duarte, nenhuma das normas foi observada.

"As leis foram promulgadas e publicadas em 7 de novembro de 2012, ou seja, após as eleições municipais. Além disso, ao votarem, no dia 5 de outubro, os vereadores, embora não conhecessem o resultado da eleição, já possuíam expectativas concretas de sucesso ou fracasso frente ao pleito que se sucederia no dia seguinte", argumenta a promotora de Justiça Natália Salomão de Pinho, autora da ação.

A representante do MPMG ressalta também que o processo legislativo desobedeceu a Lei de Responsabilidade Fiscal. "O controle de despesas com pessoal é crucial para o equilíbrio e o ajuste das contas públicas. O legislador, portanto, estabeleceu a proibição de que o administrador em término de mandato se valesse de atos que aumentem o total de despesas com pessoal para auferir vantagem nas eleições ou para prejudicar ou favorecer o seu sucessor".

Quanto à fixação do 13º subsídio, a promotora de Justiça explica que existe a previsão legal de pagamento de um salário extra à categoria específica dos servidores ocupantes de cargos públicos, e não a agentes políticos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...