quinta-feira, 13 de junho de 2013

MUTIRÃO DA CATARATA VAI REALIZAR 200 CIRURGIAS

Ver o mundo com outros olhos. Esse é o desejo de milhares de brasileiros que sofrem com a catarata. Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apontam que cerca de 350 mil pessoas ficam cegas por conta da enfermidade. Em Pouso Alegre, no Sul de Minas, quem sofre da doença volta a enxergar esperança nos mutirões de Catarata. Uma iniciativa que reúne três dezenas de profissionais de saúde e já executou mais de mil cirurgias desde dezembro de 2011. A quinta edição do mutirão acontece no próximo dia 26 de junho, na Policlínica do São Geraldo. Mais 210 procedimentos devem ser realizados.

A mobilização é fruto de um trabalho que começou a ser desenvolvido em 2004 pelo Ministério da Saúde, a partir da Política Nacional de Cirurgias Eletivas (que não possuem caráter de urgência), como a de catarata. Os mutirões integram a estratégia da pasta para garantir o acesso da população aos procedimentos eletivos disponibilizados pelo SUS.

O quinto mutirão realizado desde 2011 pela Secretaria Municipal de Saúde reúne uma equipe de profissionais composta por 02 médicos e 10 enfermeiros contratados por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios do Alto Rio Pardo (CISMARPA). O grupo é reforçado por 15 profissionais rede municipal, dentre eles enfermeiros e profissionais que vão orientar os pacientes e cuidar de toda a documentação necessárias para o procedimento.

Está prevista a realização de 210 cirurgias de catarata entre os dias 26 e 27 de junho. Os procedimentos ocorrerão na Policlínica do São Geraldo das 6h às 18h. Mesmo as pessoas que já passaram pelo procedimento anteriormente devem procurar o Anexo I da Secretaria de Saúde, na Rua João Beraldo, das 12h às 17h, e atualizar seus dados para passar pela segunda cirurgia.

A cirurgia
O procedimento cirúrgico é considerado de baixa complexidade, com anestesia local e sem necessidade de internação. Os pacientes são recebidos com café da manhã, passam por uma aferição de pressão e um teste de glicemia. Com o resultado dos exames normais, estão prontos para a cirurgia, que dura cerca de cinco minutos.

Nenhum comentário: