sexta-feira, 28 de junho de 2013

RICHARD ROMANO: PCdoB VIVE UMA FASE DE GRANDE EXPANSÃO

Leia abaixo a entrevista concedida ao Vermelho Minas pelo secretário Estadual de Organização do PCdoB no estado, Richard Romano. Entre os assuntos abordados estão o 13º Congresso do PCdoB, os desafios de crescimento do Partido e a batalha de 2014.


Vermelho Minas: O PCdoB tem buscado se apresentar cada vez mais para o povo. O Partido tem dedicado grandes esforços às disputas eleitorais e construiu uma Central Sindical que já está entre as maiores do país. Qual avaliação você faz do momento atual do PCdoB em Minas?

Richard Romano:
O PCdoB em Minas, como ocorre em todo o Brasil, vive um momento de expansão e de grandes vitórias políticas e eleitorais. Nas eleições de 2012, o partido conquistou sete prefeituras, com destaque para Contagem e Cataguases, 60 vereadores, ampliou sua bancada na capital e em Contagem, reconquistou o espaço no Parlamento em Betim, pela primeira vez elegemos vereadores em Ipatinga, Coronel Fabriciano, Cataguases Santa Luzia, e mantivemos posições importantes em várias cidades. Também estamos participando de dezenas de prefeituras em todo o estado, com gestores membros do nosso Partido.

Vermelho Minas: E sobre a Frente da Luta de Massas?

Richard Romano:
No plano da luta de massas, contribuímos para a realização de um congresso vitorioso do sindicalismo classista, elegendo o comunista Marcelino da Rocha, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Minas. Através do nosso trabalho de juventude, a UJS, somos a maior força política organizada no movimento estudantil mineiro e elegemos a maior bancada ao Congresso da UNE realizado recentemente e dirigimos a União Estadual dos Estudantes e a União Colegial de Minas Gerais. Temos uma ação firme e combativa de nossos mandatos no parlamento mineiro contrária as ações políticas anti-povo do Governo Antanio Anastasia, através dos deputados Celinho do Sinttrocel e Mário Henrique Caixa. O Partido elegeu a única mulher da bancada mineira no Congresso Nacional em 2010, a deputada federal Jô Moraes, com atuação destacada em Brasília em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Vermelho Minas: O PCdoB Minas realizará no mês de junho dez encontros macrorregionais. Qual é a importância destes Encontros para o trabalho de edificação partidária?

Richard Romano:
Os Encontros Macrorregionais é uma experiência pioneira dos comunistas mineiros atualmente adotada em nosso Partido em todo o país. É um importante momento de reencontro com os dirigentes municipais, quadros, mandatários, gestores públicos e lideranças para avaliar a nossa ação e planejar as diretrizes partidárias para os próximos períodos. Os Encontros deste ano tem uma pauta com ênfase especial no 13º Congresso do PCdoB que mobilizará o Partido em torno da avaliação dos 10 anos de governo popular no Brasil, com Lula e Dilma, e para apontar os rumos das mudanças criando condições para a realização de um Plano Nacional de Desenvolvimento. Além disso, o Partido precisa se preparar para esta batalha de 2014. Além de reeleger Dilma, nosso objetivo é ampliar nossa bancada federal, reelegendo Jô Moraes na região metropolitana e elegendo o atual 1º suplente de Deputado Federal por Minas, Wadson Ribeiro; e ampliar nossa representação na Assembleia Legislativa reelegendo os atuais deputados estaduais Celinho do Sinttrocel e Mário Henrique Caixa e ampliando a bancada para mais dois novos mandatos.

No plano organizativo, precisamos organizar melhor o contingente de novas pessoas que estão ingressando no Partido. A organização de todos pela base, através das organizações de bases, coletivos, plenárias, fóruns partidários, é fundamental para criar as melhores condições para que o pessoal participe da vida partidária. Fortalecer as direções municipais, especialmente nas principais cidades do estado e organizar fortes coordenações macrorregionais para ajudar a direção estadual a coordenar o trabalho em toda minas gerais e uma grande tarefa organizativa.

Vermelho Minas: Por fim, qual é a expectativa de crescimento do Partido no estado pelo próximo período?

Richard Romano:
O partido está organizando uma campanha de filiação para chegarmos aos 50 mil filiados no estado. A primeira fase da campanha é até outubro desse ano para trazermos lideranças com o objetivo de compor a nossa chapa de candidatos e candidatas a Assembleia Legislativa e também direcionada para os setores da juventude, trabalhadores, mulheres e intelectualidade.

O PCdoB está presente em 300 municípios mineiros, queremos chegar a 500 até o processo de convenções em 2014. Portanto, vamos filiar novas pessoas e debater os documentos do Congresso, com pelo menos 10.000 mil filiados.
do Vermelho Minas

Nenhum comentário: