Pular para o conteúdo principal

UNIFEI E CORREIOS LANÇAM SELO E CARIMBO COMEMORATIVOS DO CENTENÁRIO


Réplicas do selo e do carimbo alusivos ao centenário da Unifei
A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) lançaram o selo e o carimbo comemorativos ao centenário da Universidade, durante solenidade ocorrida no auditório do Prédio Central, onde foram homenageados os ex-alunos e professores Manoel Zaroni, Luiz Gonzaga Salomon, Fredmarck Leão, Zulcy de Souza e Francisco de Assis Ferreira (conhecido pela comunidade acadêmica como professor Chicão).

O reitor da Unifei, Dagoberto Alves de Almeida e o vice-reitor, Paulo Waki, obliteraram os dois primeiros selos comemorativos e os homenageados receberam réplicas do selo e do carimbo. O professor Dagoberto recebeu das mãos do assessor da Diretoria e representante da Regional dos Correios em Minas Gerais, Roney Alves Horta, e do gerente Regional dos Correios na Região de Pouso Alegre, Lino Francisco da Silva, uma peça de vidro contendo a réplica do selo e do carimbo alusivos ao centenário.

As peças postais apresentam no selo a imagem de uma engrenagem, representando a Engenharia Mecânica, dois raios representando a Engenharia Elétrica,cursos pioneiros da Unifei, além da letra E de Engenharia. Já o carimbo comemorativo estampa a fachada do casarão, onde foi inaugurado o então Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá, em 1913.

O reitor Dagoberto de Almeida lembrou em seu pronunciamento que “o lançamento do selo marca e nos faz lembrar quem somos. Essa nossa identidade que nos faz ser uma das instituições mais emblemáticas do país”. Afirmou que a Unifei sempre primou pela qualidade do ensino tecnológico, sendo esse “o seu diferencial”.

O dirigente universitário também mencionou alguns dos nomes importantes que contribuíram para a construção da história da Unifei, a exemplo de Theodomiro Carneiro Santiago, o fundador; José Rodrigues Seabra e Pedro Mendes dos Santos, ambos ex-dirigentes da instituição; e Aureliano Chaves, ex-aluno, ex-governador de Minas Gerais e ex-vice-presidente da República.

Por fim, citou trecho de um poema de sua autoria, onde acentua que “na Universidade que queremos tem prédios projetados para serem belos e duráveis. Para isso, serão cuidadosamente construídos, no custo e no tempo e tão impecáveis como a casa da gente. É o que queremos”. E arrematou: “Na Universidade que queremos, nossos alunos serão preparados para entenderem que problemas são desafios; que a recompensa é resultante do mérito e que vale a pena se preparar e se aprimorar. E assim, além de aprender, também terão fortalecido o caráter de cada um. Dessa forma, o empréstimo que seus pais nos fizeram será honrado. Essa é a Universidade que tanto queremos”.

O representante da Regional dos Correios em Minas Gerais, Roney Alves Horta, enfatizou em seu discurso que “a Unifei é uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente, e foi classificada pela presidente Dilma Rousseff como instituição de excelência na área de energia no país, num momento em que ela destacou a importância da interiorização e o acesso social ao ensino universitário proporcionado pela Universidade aos jovens brasileiros”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...