Pular para o conteúdo principal

ASSEMBLEIA ENCERRA TRABALHOS COM BALANÇO POSITIVO

Balanço semestral mostra ampliação de diálogo do Parlamento com os mineiros
A última semana de atividades na Assembleia Legislativa, antes do recesso parlamentar de julho, teve esforço concentrado de votações nas sessões plenárias. Entre as principais matérias apreciadas está a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2011, que extinguiu o voto secreto nas deliberações da Casa, além das proposições que trazem uma série de modificações referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Projeto de Lei (PL) 4041/13, que autoriza o Governo de Minas a contratar operação de crédito em moeda estrangeira, até o limite de R$ 1,15 bilhão. 
 
Os recursos irão financiar as seguintes ações: construção de trechos rodoviários e recuperação da malha rodoviária de responsabilidade do Estado, construção e modernização de unidades prisionais, investimentos no circuito cultural da Praça da Liberdade e na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

O balanço do 1° semestre de 2013 da Assembleia, revela um trabalho intenso, com elevada participação popular e a busca constante por resultados concretos: foram 21 proposições que já transformadas em normas, que direta ou indiretamente terão impacto na vida dos mineiros. Para o deputado Lafayette de Andrada (PSDB), Líder do Bloco Transparência e Resultado na ALMG, o sucesso dos trabalhos é fruto de um consistente planejamento construído pelo Governo do Estado, juntamente com os parlamentares, autoridades, especialistas, servidores e cidadãos mineiros. Lafayette participou de todas as votações e foi o relator de vários projetos que se tornaram Lei este semestre, como o projeto 4041/13 citado acima e projetos que reajustaram o salário dos funcionários do executivo e judiciário do Estado.

Além da participação ativa no plenário, o parlamentar sempre está presente nas comissões da casa, o deputado participa das principais comissões da ALMG, Comissão de Segurança Pública, Fiscalização Financeira e Orçamentária, Meio Ambiente e Minas Energia. Neste semestre foram mais de 50 reuniões ordinárias no plenário e 121 reuniões nas comissões que o deputado participa. Lafayette participa de 99% das reuniões, faltando somente quando está cumprindo agenda no interior atendendo interesses da população.

Assembleia no Interior de Minas -
A presença do Legislativo no interior do Estado foi consolidada e inúmeras ações voltadas para beneficiar os segmentos menos favorecidos da população vão ao encontro da visão de futuro pactuada em seu Direcionamento Estratégico: a Casa tem mantido uma pauta de trabalho sintonizada com a vontade da população, como ficou evidenciado nas proposições aprovadas em plenário e nas diversas discussões realizadas com a participação de vários segmentos sociais. 
 
O semestre começou com a realização das Reuniões de Prestação de Contas Regionalizada. Ao todo, foram percorridos 20 municípios no interior do Estado para apresentar o trabalho desenvolvido pela Casa nos últimos dois anos e colher sugestões dos cidadãos para o biênio 2013-2015. Nesses encontros, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebeu 1.332 sugestões, que demonstram os anseios da população para a atuação do Legislativo nos próximos dois anos. As sugestões estão sendo analisadas pela ALMG e irá orientar os trabalhos parlamentares no próximo semestre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.