segunda-feira, 29 de julho de 2013

TRANSPARÊNCIA

O prefeito de Juiz de Fora, na Zona da Mata, Bruno Siqueira (PMDB), se reuniu na manhã deste sábado, 27, com representantes de sindicatos e movimentos sociais de Juiz de Fora para discutir o transporte público no município. Durante o encontro, o prefeito garantiu que não haverá alteração no preço da passagem de ônibus na cidade enquanto forem mantidas as condições atuais. “O valor será mantido enquanto o cenário econômico não sofrer alterações que repercutam diretamente no cálculo da tarifa. Nossa preocupação é fazer com que a população seja beneficiada sempre, com transporte de qualidade e preço justo. E faremos isso com total transparência e diálogo”, afirmou.

Ficou definido que uma nova reunião será agendada. Na ocasião, os sindicalistas, que pedem a municipalização do transporte coletivo, apresentarão uma proposta detalhada para que o Executivo verifique essa viabilidade. Da mesma forma, os representantes sindicais discutirão o processo de formatação da licitação do sistema, defendida pela Prefeitura. “Estamos abertos não só a esta, mas a outras propostas. O importante é que sempre seja feito o que é melhor para a cidade”, afirmou o secretário de Transporte e Trânsito (Settra), Rodrigo Tortoriello. O grupo solicitou, ainda, a realização de uma Conferência Municipal de Transportes, pedido atendido pela administração.

Em junho, uma comissão foi criada pelo prefeito para dar prioridade ao processo licitatório, que será o primeiro da história da cidade. Tortoriello, que também é presidente da comissão, explicou que o grupo tem feito contatos constantes com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que o processo, paralisado desde 2009, seja definido. “Nossa preocupação é garantir que a situação seja resolvida com rapidez, de forma que possamos dar andamento à licitação ou definir outro caminho. Nossa expectativa é muito positiva.”

Além do prefeito e do titular da Settra, também participaram do encontro o secretário de Comunicação Social, Michael Guedes, e o secretário adjunto de Governo, Paulo Gutierrez, além de representantes da Associação dos Moradores Impactados pela BR-440 (Amic), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Minas Gerais, do Junta Brasil, da Assembleia Nacional dos Estudantes Livres (Anel), da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e do Levante Popular da Juventude.

Junta Brasil
Na última sexta-feira, o prefeito também se reuniu com representantes do movimento “Junta Brasil”, que promoveu manifestações na cidade no mês de junho. Na ocasião, também ficou acertado um calendário de reuniões para discutir a licitação do transporte coletivo, a implantação do bilhete único e reformulações no Conselho Municipal de Transporte.

Nenhum comentário: