Pular para o conteúdo principal

LEANDRO ACAYABA É NOVO SECRETÁRIO DE GOVERNO

Em reunião realizada na tarde da última segunda-feira, 5, com as presenças de todo o secretariado, o prefeito Antônio Silva (PTB) apresentou o mais novo integrante do primeiro escalão da Prefeitura de Varginha, no Sul de Minas, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Leandro Acayaba (PP), que assume a Secretaria de Governo, que até então vinha sendo conduzida pelo vice-prefeito Vérdi Lúcio Melo (PSDB) que acumulava as duas funções.

“Com a vinda de Leandro para a Prefeitura, o PP – Partido Progressista do deputado federal Dimas Fabiano, hoje representado na Câmara pelos vereadores Leonardo Ciacci, Racibe da Acrenoc e Zacarias Piva, passa a compor a base do Governo, fortalecendo nosso trabalho, ampliando nossas expectativas", esclareceu o prefeito ao falar com os secretários.

“Tenham a certeza de que chegamos para somar, para dar continuidade ao trabalho já desenvolvido até o momento pelo Vérdi. Temos visto muita coisa boa acontecer e isso nos serve de estímulo para iniciarmos este novo trabalho”, disse Leandro. Dentre as funções inerentes ao cargo, o novo secretário priorizará o relacionamento com a Câmara de Vereadores.

Vérdi passa a se dedicar as atividades de vice-prefeito
Eleito vice-prefeito ao lado de Antônio Silva, atendendo a um pedido do prefeito, Vérdi assumiu a pasta de Secretário de Governo em janeiro, tendo completado oito meses de muito trabalho, importantes contatos com o Governo Federal e Estadual, colocando sua experiência de vereador por três mandados, sempre o mais bem votado da Câmara, três vezes presidente da Câmara, à disposição da Administração Municipal, tendo sido peça fundamental na reorganização da prefeitura, na formação das Secretarias, auxiliando secretários e servidores.

Ao dar as boas vindas a Leandro Acayaba Vérdi comentou não se tratar de uma composição, mas sim de uma recomposição, tendo em vista que historicamente PP, PSDB e PTB sempre lutaram pelos mesmo ideais. “Recebemos o Leandro de braços abertos e certos de que reaziará um excelente trabalho na Secretaria de Governo, com o apoio de todos nós secretários que aqui já estamos e de seus vereadores que hoje prestigiam este momento”, disse Vérdi.

Participaram da reunião, além dos secretários Municipais, prefeito e vice, os vereadores do PP, Leonardo Ciacci, Racibe da Acrenos e Zacarias Piva, além do diretor presidente do Instituto de Previdência dos Servidores (INPREV), Edson Crepaldi.

Conheça o currículo do secretário de Governo Leandro Acayaba
Natural de Varginha onde nasceu em 21 de outubro de 1977, é filho de Morvan Aloysio Acayaba de Rezende e Santusa Maria Rabêlo de Rezende, tem cinco irmãos, Márcia - diretora escolar, Mirian - servidora pública federal, Aloísio - promotor de Justiça, Adriana - engenheira agrônomo e Morvan - juiz de Direito.

Sua família atua na política de Varginha e região há mais de um século, dentre eles, coronel José Justiniano de Rezende e Silva (1844-1907), prefeito de Varginha em 1890, deputado Domingos Ribeiro de Rezende (1877-1943), Mateus Acayaba (1875-1946), primeiro prefeito de Elói Mendes, e seu pai, Morvan Acayaba de Rezende, que foi deputado estadual por dois mandatos, secretário de Estado da Administração, diretor da Imprensa Oficial e Senador da República, ocasião em que dentre outras iniciativas, conseguiu a implantação do Porto Seco em Varginha. Leandro Acayaba estudou no Colégio dos Santos Anjos, onde deu início à sua atividade política participando do movimento estudantil. Formou-se em 1995 no curso de Magistério. Prestou Concurso, no mesmo ano, para professor (P1) da Prefeitura Municipal de Varginha. Aprovado, tomou posse no CAIC I (Bairro Imaculada Conceição), onde exerceu as funções de professor, membro do Colegiado e auxiliar da Administração.

Foi candidato a vereador em 1996 pelo Partido Progressista Brasileiro (PPB), com 18 anos de idade, quando obteve 344 votos - não tendo sido eleito. Formou-se em direito pela Faculdade de Direito de Varginha em 2000, tendo atuado no corpo discente desta Faculdade, como vice-presidente do Diretório Acadêmico Hylo Andrade (DACHA). Desde o início do seu curso de Direito, promoveu eventos e festas como membro da Comissão de Formatura de sua sala, e vem daquela época até hoje, apoiando a realização de festas e eventos no meio jovem, estudantil e universitário da cidade.

Foi eleito Vereador, para o mandato 2001 à 2004, em 1º de outubro de 2000 pelo Partido Progressista Brasileiro (PPB), com 22 anos de idade, o mais jovem da história de Varginha, recebendo 958 votos, grande parte de eleitores jovens com idade entre 16 e 18 anos, sendo o 2º mais votado em seu Partido e o 9º mais votado entre os 15 vereadores eleitos. Na legislatura 2001-2004, Leandro Acayaba foi o vereador que apresentou o maior número de Proposições e Projetos de Lei, masi de 500, destacando-se a implantação do Passe Escolar e a Lei Municipal de Incentivo a Cultura.

Foi presidente da Câmara em 2003, implantando significativas melhorias no Legislativo, como a ampliação do horário de atendimento à população, a construção do prédio anexo, a implantação do Site da Câmara, a publicação da Lei Orgânica, entre outras. Foi reeleito vereador, para o mandato 2005 à 2008, em 3 de outubro de 2004 pelo Partido Progressista (PP), recebendo 1017 votos.

É mestre em Direito pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (UNINCOR), realizou sua defesa de dissertação em 19 de agosto de 2005. Desde 2005, vem lecionando Ciência Política e Teoria Geral do Estado, na Faculdade de Direito de Varginha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.