Pular para o conteúdo principal

LEANDRO ACAYABA É NOVO SECRETÁRIO DE GOVERNO

Em reunião realizada na tarde da última segunda-feira, 5, com as presenças de todo o secretariado, o prefeito Antônio Silva (PTB) apresentou o mais novo integrante do primeiro escalão da Prefeitura de Varginha, no Sul de Minas, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Leandro Acayaba (PP), que assume a Secretaria de Governo, que até então vinha sendo conduzida pelo vice-prefeito Vérdi Lúcio Melo (PSDB) que acumulava as duas funções.

“Com a vinda de Leandro para a Prefeitura, o PP – Partido Progressista do deputado federal Dimas Fabiano, hoje representado na Câmara pelos vereadores Leonardo Ciacci, Racibe da Acrenoc e Zacarias Piva, passa a compor a base do Governo, fortalecendo nosso trabalho, ampliando nossas expectativas", esclareceu o prefeito ao falar com os secretários.

“Tenham a certeza de que chegamos para somar, para dar continuidade ao trabalho já desenvolvido até o momento pelo Vérdi. Temos visto muita coisa boa acontecer e isso nos serve de estímulo para iniciarmos este novo trabalho”, disse Leandro. Dentre as funções inerentes ao cargo, o novo secretário priorizará o relacionamento com a Câmara de Vereadores.

Vérdi passa a se dedicar as atividades de vice-prefeito
Eleito vice-prefeito ao lado de Antônio Silva, atendendo a um pedido do prefeito, Vérdi assumiu a pasta de Secretário de Governo em janeiro, tendo completado oito meses de muito trabalho, importantes contatos com o Governo Federal e Estadual, colocando sua experiência de vereador por três mandados, sempre o mais bem votado da Câmara, três vezes presidente da Câmara, à disposição da Administração Municipal, tendo sido peça fundamental na reorganização da prefeitura, na formação das Secretarias, auxiliando secretários e servidores.

Ao dar as boas vindas a Leandro Acayaba Vérdi comentou não se tratar de uma composição, mas sim de uma recomposição, tendo em vista que historicamente PP, PSDB e PTB sempre lutaram pelos mesmo ideais. “Recebemos o Leandro de braços abertos e certos de que reaziará um excelente trabalho na Secretaria de Governo, com o apoio de todos nós secretários que aqui já estamos e de seus vereadores que hoje prestigiam este momento”, disse Vérdi.

Participaram da reunião, além dos secretários Municipais, prefeito e vice, os vereadores do PP, Leonardo Ciacci, Racibe da Acrenos e Zacarias Piva, além do diretor presidente do Instituto de Previdência dos Servidores (INPREV), Edson Crepaldi.

Conheça o currículo do secretário de Governo Leandro Acayaba
Natural de Varginha onde nasceu em 21 de outubro de 1977, é filho de Morvan Aloysio Acayaba de Rezende e Santusa Maria Rabêlo de Rezende, tem cinco irmãos, Márcia - diretora escolar, Mirian - servidora pública federal, Aloísio - promotor de Justiça, Adriana - engenheira agrônomo e Morvan - juiz de Direito.

Sua família atua na política de Varginha e região há mais de um século, dentre eles, coronel José Justiniano de Rezende e Silva (1844-1907), prefeito de Varginha em 1890, deputado Domingos Ribeiro de Rezende (1877-1943), Mateus Acayaba (1875-1946), primeiro prefeito de Elói Mendes, e seu pai, Morvan Acayaba de Rezende, que foi deputado estadual por dois mandatos, secretário de Estado da Administração, diretor da Imprensa Oficial e Senador da República, ocasião em que dentre outras iniciativas, conseguiu a implantação do Porto Seco em Varginha. Leandro Acayaba estudou no Colégio dos Santos Anjos, onde deu início à sua atividade política participando do movimento estudantil. Formou-se em 1995 no curso de Magistério. Prestou Concurso, no mesmo ano, para professor (P1) da Prefeitura Municipal de Varginha. Aprovado, tomou posse no CAIC I (Bairro Imaculada Conceição), onde exerceu as funções de professor, membro do Colegiado e auxiliar da Administração.

Foi candidato a vereador em 1996 pelo Partido Progressista Brasileiro (PPB), com 18 anos de idade, quando obteve 344 votos - não tendo sido eleito. Formou-se em direito pela Faculdade de Direito de Varginha em 2000, tendo atuado no corpo discente desta Faculdade, como vice-presidente do Diretório Acadêmico Hylo Andrade (DACHA). Desde o início do seu curso de Direito, promoveu eventos e festas como membro da Comissão de Formatura de sua sala, e vem daquela época até hoje, apoiando a realização de festas e eventos no meio jovem, estudantil e universitário da cidade.

Foi eleito Vereador, para o mandato 2001 à 2004, em 1º de outubro de 2000 pelo Partido Progressista Brasileiro (PPB), com 22 anos de idade, o mais jovem da história de Varginha, recebendo 958 votos, grande parte de eleitores jovens com idade entre 16 e 18 anos, sendo o 2º mais votado em seu Partido e o 9º mais votado entre os 15 vereadores eleitos. Na legislatura 2001-2004, Leandro Acayaba foi o vereador que apresentou o maior número de Proposições e Projetos de Lei, masi de 500, destacando-se a implantação do Passe Escolar e a Lei Municipal de Incentivo a Cultura.

Foi presidente da Câmara em 2003, implantando significativas melhorias no Legislativo, como a ampliação do horário de atendimento à população, a construção do prédio anexo, a implantação do Site da Câmara, a publicação da Lei Orgânica, entre outras. Foi reeleito vereador, para o mandato 2005 à 2008, em 3 de outubro de 2004 pelo Partido Progressista (PP), recebendo 1017 votos.

É mestre em Direito pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (UNINCOR), realizou sua defesa de dissertação em 19 de agosto de 2005. Desde 2005, vem lecionando Ciência Política e Teoria Geral do Estado, na Faculdade de Direito de Varginha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...