segunda-feira, 26 de agosto de 2013

UNIFEI PREOCUPADA COM A SEGURANÇA DA SUA COMUNIDADE ACADÊMICA

O reitor Dagoberto de Almeida, entre o vice-reitor Paulo Waki e a chefe de Gabinete, Eliane Melloni, conversa com os jornalistas sobre as medidas de segurança a serem adotadas pela Unifei.
O reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), professor Dagoberto Alves de Almeida, anunciou em entrevista coletiva à imprensa que a Universidade irá criar junto com a Polícia Militar, um corredor de segurança desde o seu campus, no bairro do BPS, até o centro da cidade de Itajubá, visando melhorar as condições de segurança para a comunidade acadêmica. Emergencialmente serão instaladas oito câmeras de monitoramento no trecho. Até o primeiro semestre de 2014 estão previstas o total de 32 aparelhos instalados.

Além desta medida, o professor Dagoberto anunciou o projeto que vai disponibilizar transporte noturno, em ônibus ou van, da própria Universidade, até o centro da cidade para os alunos, além da construção de uma nova portaria no campus mais moderna e segura. “Essas medidas de segurança já haviam sido planejadas antes do trágico evento ocorrido em nossa cidade, porém, por sermos um órgão público, dependemos de licitações para aquisição dos equipamentos. Temos que assegurar o mínimo de segurança aos nossos alunos”- acentuou. O reitor fez estas afirmações se referindo à morte da aluna Deborah Oliveira, estudante do curso de Sistemas de Informação da Unifei, ocorrida no último dia 14 de agosto.

O reitor abordou ainda com os jornalistas sobre a possibilidade de implantação de um curso de medicina e um Hospital Universitário na Unifei. De acordo com o professor, há interesse do Governo Federal em aumentar o número de hospitais no Brasil, porém em regiões mais carentes do país e em instituições de ensino superiores já relacionadas com a área da saúde, o que não se encaixa no perfil da Unifei.

O dirigente também fez um balanço dos seis primeiros meses de seu mandato, enfatizando que a maior preocupação da atual administração é atender as necessidades acadêmicas. Isto está se dando através da designação de um profissional especializado para cada setor da Universidade. “Estamos focados nas atividades da Unifei, as científicas, tecnológicas e de desenvolvimento”.

Durante a entrevista coletiva, ainda esteve em pauta às comemorações do centenário da Unifei. O reitor afirmou que a reforma do casarão onde a instituição foi fundada e as obras de revitalização do lago do Campus Universitário “serão presentes da instituição para a comunidade itajubense”. Dagoberto de Almeida lembrou ainda que “a Universidade gostaria de presentear a cidade com um bonito chafariz na Praça Theodomiro Santiago. No entanto, a falta de recursos no momento talvez nos impeça de concretizar este desejo”.

O reitor Dagoberto esteve acompanhado durante a entrevista coletiva pelo vice-reitor, Paulo Waki; prefeito do Campus Universitário, Leandro Trindade; chefe de Gabinete da Reitoria, Eliane Melloni; diretora da Assistência Estudantil, Gizelli Fernandes; e secretário de Comunicação, jornalista Luiz Otávio Coutinho.

Nenhum comentário: