Pular para o conteúdo principal

COLETA SELETIVA É IMPLANTADA EM NEPOMUCENO

A prefeitura de Nepomuceno, no Sul de Minas, por meio das Secretarias de Educação e Saúde, em parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Nepomuceno (Reciclanep), realizou um evento de lançamento da coleta seletiva no município. O encontro aconteceu na Praça Padre José e contou com a presença de estudantes, professores, trabalhadores da saúde e autoridades, entre elas o prefeito Marcos Memento (PT).

A iniciativa tem parceria com o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea), Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Projeto Novo Ciclo e Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR) de Nepomuceno.

O objetivo é separar os materiais recicláveis dos não-recicláveis e, assim, colaborar na geração de renda para os catadores e evitar a agressão à natureza. O caminhão percorrerá os bairros da cidade nos dias alternados à coleta convencional, que é feita pelos caminhões da prefeitura.

“A coleta seletiva vai ajudar as pessoas a ter mais saúde e melhorar a qualidade de vida. Elas devem estar atentas e colocar o lixo separado nos recipientes para facilitar o trabalho dos catadores e colaborar com o meio ambiente”, destacou a estudante Lavinia de Castro Marcelino, que está no 6º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Licas de Lima e participou da peça teatral intitulada “3 erres – reduzir, reciclar e reutilizar”.

Já o catador de material reciclável, Elter Wander de Carvalho, que trabalha no aterro sanitário (antigo lixão) do município há cerca de 4 anos, acredita que esse trabalho depende da conscientização de cada um. “Se os materiais chegarem separados, nós vamos evitar as doenças provocadas pelo lixo, que não pode ser aproveitado e isso vai melhorar também nossa renda. Contamos com a participação de todos na coleta seletiva”, afirmou.

Durante o encontro, diversas apresentações foram preparadas pelos alunos das escolas, como encenações teatrais, danças e poesia sobre a limpeza da cidade. O grupo teatral Mobiliza Sim veio de Belo Horizonte e ensinou aos estudantes diversas canções, de estilos musicais variados, além de despertar o interesse pela coleta seletiva.

Também estão sendo distribuídos pelos agentes comunitários do Programa Saúde da Família (PSF) e pelo Serviço de Epidemiologia, panfletos explicativos sobre a coleta seletiva, em que consta o trajeto do caminhão, dias e horários em cada bairro da cidade. O caminhão da coleta seletiva iniciou os trabalhos no dia 12 de setembro, quinta-feira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.