Pular para o conteúdo principal

POUSO ALEGRE REGISTRA MAIOR CRESCIMENTO POPULACIONAL ENTRE CIDADES-POLO

O momento econômico excepcional está atraindo cada vez mais pessoas para Pouso Alegre, no Sul de Minas. Estimativa de crescimento populacional divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) projeta para a cidade uma população de 140.223 habitantes, uma expansão de 7,36% na comparação com o censo realizado pelo instituto em 2010, quando o município abrigava 130.615 moradores. O avanço mantém Pouso Alegre como segunda maior cidade do Sul de Minas, posto conquistado em 2010, quando superou Varginha, hoje com 130.139 habitantes, e aproxima o município de Poços de Caldas, que viu sua população crescer 5,64%, chegando a 161.025 moradores.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Ação Regional, Raphael Prado, a migração para Pouso Alegre está intimamente ligada à geração de empregos. “A chegada de grandes empresas na cidade tem atraído famílias inteiras. São profissionais, em geral, com média e alta qualificação que ajudam a preencher as vagas de trabalho na cidade e contribuem para dinamizar ainda mais nossa economia”, analisa.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão estatístico ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, classificam a cidade como terceira maior geradora de empregos do estado, atrás apenas de Montes Claros e Contagem, municípios até seis vezes mais populosos. Conforme os dados do Caged, no mês de julho, o saldo entre demissões e admissões em Pouso Alegre foi positivo, 586 novos postos foram abertos.

No acumulado do ano, o mercado de trabalho pouso-alegrense segue ainda mais aquecido que os demais. De janeiro a julho, a cidade já ultrapassou a barreira dos 2 mil postos criados, foram exatas 2.068 novas vagas. Boa parte dessas novas oportunidades surge nos setores de serviços e na indústria, ramos que tradicionalmente atraem profissionais de outras cidades.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico reforça o elo do crescimento populacional com a geração de empregos a partir de um estudo que fez em março deste ano. Cruzando dados do Caged dos últimos cinco anos com o Censo 2010 do IBGE concluiu que Pouso Alegre gerou mais que o dobro de empregos considerando a média mineira e brasileira.

Foram 10.783 postos de trabalho gerados, entre janeiro de 2008 e dezembro de 2012, para uma população de 130.615 habitantes, segundo dados do Censo de 2010. A média de um emprego para cada 12,1 habitantes é mais que o dobro do registrado pelo país (1/27,1) e em Minas (1/25,7).

Desenvolvimento
“É um momento especial pelo qual a cidade atravessa. A população cresce em número, em renda e ganha em qualidade de vida. Continuaremos trabalhando duro para seguir trilhando o caminho do desenvolvimento”, afirma o prefeito Agnaldo Perugini. Para o chefe do Executivo pouso-alegrense, a expansão demográfica da cidade reforça a importância de investimentos em infraestrutura e serviços públicos de qualidade.

Ele lembra que quase R$ 20 milhões serão investidos no plano de revitalização urbana da cidade e outros R$ 7 milhões na construção e reforma de novas unidades de saúde. “Não basta crescer, precisamos cada vez mais de desenvolvimento humano. Nosso trabalho é por uma cidade cada vez maior, com qualidade de vida e oportunidade para todos”, conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...