Pular para o conteúdo principal

POUSO ALEGRE REGISTRA MAIOR CRESCIMENTO POPULACIONAL ENTRE CIDADES-POLO

O momento econômico excepcional está atraindo cada vez mais pessoas para Pouso Alegre, no Sul de Minas. Estimativa de crescimento populacional divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) projeta para a cidade uma população de 140.223 habitantes, uma expansão de 7,36% na comparação com o censo realizado pelo instituto em 2010, quando o município abrigava 130.615 moradores. O avanço mantém Pouso Alegre como segunda maior cidade do Sul de Minas, posto conquistado em 2010, quando superou Varginha, hoje com 130.139 habitantes, e aproxima o município de Poços de Caldas, que viu sua população crescer 5,64%, chegando a 161.025 moradores.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Ação Regional, Raphael Prado, a migração para Pouso Alegre está intimamente ligada à geração de empregos. “A chegada de grandes empresas na cidade tem atraído famílias inteiras. São profissionais, em geral, com média e alta qualificação que ajudam a preencher as vagas de trabalho na cidade e contribuem para dinamizar ainda mais nossa economia”, analisa.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão estatístico ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, classificam a cidade como terceira maior geradora de empregos do estado, atrás apenas de Montes Claros e Contagem, municípios até seis vezes mais populosos. Conforme os dados do Caged, no mês de julho, o saldo entre demissões e admissões em Pouso Alegre foi positivo, 586 novos postos foram abertos.

No acumulado do ano, o mercado de trabalho pouso-alegrense segue ainda mais aquecido que os demais. De janeiro a julho, a cidade já ultrapassou a barreira dos 2 mil postos criados, foram exatas 2.068 novas vagas. Boa parte dessas novas oportunidades surge nos setores de serviços e na indústria, ramos que tradicionalmente atraem profissionais de outras cidades.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico reforça o elo do crescimento populacional com a geração de empregos a partir de um estudo que fez em março deste ano. Cruzando dados do Caged dos últimos cinco anos com o Censo 2010 do IBGE concluiu que Pouso Alegre gerou mais que o dobro de empregos considerando a média mineira e brasileira.

Foram 10.783 postos de trabalho gerados, entre janeiro de 2008 e dezembro de 2012, para uma população de 130.615 habitantes, segundo dados do Censo de 2010. A média de um emprego para cada 12,1 habitantes é mais que o dobro do registrado pelo país (1/27,1) e em Minas (1/25,7).

Desenvolvimento
“É um momento especial pelo qual a cidade atravessa. A população cresce em número, em renda e ganha em qualidade de vida. Continuaremos trabalhando duro para seguir trilhando o caminho do desenvolvimento”, afirma o prefeito Agnaldo Perugini. Para o chefe do Executivo pouso-alegrense, a expansão demográfica da cidade reforça a importância de investimentos em infraestrutura e serviços públicos de qualidade.

Ele lembra que quase R$ 20 milhões serão investidos no plano de revitalização urbana da cidade e outros R$ 7 milhões na construção e reforma de novas unidades de saúde. “Não basta crescer, precisamos cada vez mais de desenvolvimento humano. Nosso trabalho é por uma cidade cada vez maior, com qualidade de vida e oportunidade para todos”, conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.