Pular para o conteúdo principal

UEMG SERÁ IMPLANTADA EM POÇOS

Curso Fora de Sede funciona na Autarquia Municipal de Ensino
O Conselho Universitário da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) aprovou, por unanimidade, em reunião realizada no último dia 3, a proposta de Poços de Caldas, no Sul de Minas, para transformação do Curso Fora de Sede em unidade da universidade no município.

A conquista foi anunciada em entrevista coletiva, na tarde do dia 4, pelo prefeito Eloísio do Carmo Lourenço (PT), no gabinete, acompanhado do vice Nizar El-Khatib, da secretária de Educação e presidente da Autarquia Municipal de Ensino, Maria Cláudia Prezia Machado, do diretor executivo da autarquia, Rovilson Molina Lopes, da equipe da AME/UEMG no município, do presidente da Câmara, Paulo Tadeu Silva D’Arcadia e de vereadores da base de governo.

O prefeito Eloísio afirmou que o município encaminhou ofício solicitando a ampliação da parceria estabelecida com a UEMG para a reitoria e também para o governador Antonio Anastasia. Neste sentido, em agosto, foi realizada, ainda, uma reunião com o reitor da universidade, professor Dijon Moraes Júnior, em Belo Horizonte. Agora, a proposta foi aprovada por unanimidade pelo Conun.

“Como Curso Fora de Sede, todas as nossas decisões passam pela Faculdade de Educação. Agora, passaremos a ter autonomia e as nossas propostas irão direto para a reitoria. Com isso, propostas para novos cursos de graduação e pós-graduação serão mais flexíveis e concretas”, explicou a coordenadora do curso local de Pedagogia, Solange Sant’Ana Zanetti. “Fiquei emocionada com a votação unânime do conselho porque, para muitos, a única oportunidade de fazer um curso superior é a universidade pública”, enfatizou.

O convênio entre a Autarquia Municipal de Ensino (AME) e a UEMG teve início em Poços de Caldas em setembro de 2002, com a implantação do curso de Pedagogia. “O total apoio da Prefeitura de Poços de Caldas deverá ocorrer com mais intensidade, dado o nosso compromisso com uma educação de qualidade. Por isso, a importância da parceria com a UEMG nesse processo. Para nós, a vinda da UEMG para Poços tem grande importância, principalmente por formar profissionais para atuação na Educação”, ressaltou o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.

Entre os critérios levados em consideração para a aprovação da proposta, estão a qualidade da estrutura física, das dependências e das benfeitorias disponibilizadas para o funcionamento do curso, bem como os excelentes resultados obtidos pelos alunos no Enade, em concursos públicos e no mercado de trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...