Pular para o conteúdo principal

PROJETO DE COLETA SELETIVA SERÁ IMPLANTADO EM TODOS OS BAIRROS DE TRÊS PONTAS

Aproximadamente 12 pessoas se reuniram na Prefeitura Municipal de Três Pontas, no Sul de Minas, dentre eles o secretário municipal de Meio Ambiente Miguel Bertozzi, o secretário municipal de Transporte e Obras José Romão de Oliveira Filho, além de representantes das secretarias de saúde e almoxarifado, que trabalham com a coleta seletiva de lixo de Três Pontas. O objetivo da reunião foi traçar planos e metas para a implantação do projeto de coleta seletiva na cidade de Três Pontas, diminuindo assim a quantidade de resíduos descartados no aterro.

O Projeto Novo Ciclo tem como objetivo integrar as ações do poder público, da sociedade e das organizações de catadores, amparado pela Lei 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Esse regulamento prevê a redução na geração de resíduos, tendo como foco principal os hábitos de consumo sustentáveis, e que possibilitem a reciclagem e a reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado), além da destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).

Esse projeto é coordenado pelo Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA) em parceria com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e o Grupo Danone, e será implantado inicialmente nos bairros Santa Edwirges, Santa Inês, Santa Margarida, Meia Pataca, Padre Victor, Vila Romana, São José, Século, Santa Marta, Cidade Jardim, Eucaliptos, Bela Vista, Jardim Greenville, São Francisco, mas em breve ampliará a sua atuação, atendendo a toda cidade.
 
O município de Três Pontas já possui uma entidade responsável pela coleta de lixo reciclável, a Associação Trespontana de Catadores de Materiais Recicláveis (ATREMAR), que será o destino para onde esses recicláveis serão enviados, além de serem os responsáveis pelo transporte e separação dos produtos. Em breve, essa associação estará operando em um novo galpão, construído no Distrito Industrial de Três Pontas, com recursos da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e da Prefeitura Municipal de Três Pontas. Ele conta com aproximadamente 1.200 m² de área, e é considerado o maior da região.

De acordo com o planejamento, a coleta será lançada com diversas atividades de conscientização nas escolas, igrejas e associações. Dentre essas atividades está a apresentação do grupo teatral de Belo Horizonte Mobiliza Sim, além de diversas atividades para crianças. 
com Marcel Henriques

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...