Pular para o conteúdo principal

MULHER AO VOLANTE NO TRANSPORTE DE MADEIRA

Equipe de motoristas que prestam serviços à Fibria nos tritrens que transportam madeira no Espírito Santo e sul da Bahia ganha primeira representante do sexo feminino


Não há dúvidas de que as mulheres conquistaram o seu espaço no mercado de trabalho, mas elas continuam a surpreender ao ser vistas desempenhando atividades que ainda são predominantemente masculinas. Renata Nunes Scarparti, 32 anos, acaba de ser inserida em um destes redutos em que o predomínio é dos homens: é a primeira mulher contratada para dirigir tritrem, tipo de carreta que transporta madeira para a Fibria no Espírito Santo e sul da Bahia. 

Ela passou a fazer parte recentemente da equipe da Expresso Nepomuceno, um dos provedores de serviços que atuam no transporte de madeira da Fibria. Com oito anos de experiência transportando cargas como areia e blocos, Renata é de uma família de caminhoneiros e confessa que dirigir é sua grande paixão. “Quando era criança, trocava as bonecas por carrinhos”, conta a motorista, que é mãe de dois filhos.

Para conquistar a vaga, Renata disputou com três homens e passou a integrar uma equipe que já conta com 160 motoristas do sexo masculino. “O maior desafio em dirigir a carreta está nas ultrapassagens. É muita responsabilidade, não podemos cortar outros veículos. É melhor reduzir e deixar os outros passarem”.

Segundo o instrutor de motoristas da Expresso Nepomuceno, Gustavo Vitorazzi Braz, para dirigir um tritrem é preciso estar atento às dimensões do veículo e ao produto que está sendo carregado: são aproximadamente 4 metros de altura, 2,6 metros de largura, nove eixos e 48 m³ de madeira ou 76 toneladas de Peso Bruto Total (PBT) de madeira.

Ele lembra que as mulheres apresentam algumas vantagens com relação aos homens para dirigir. “São mais atenciosas e assimilam melhor o cumprimento das normas do transporte, principalmente as de segurança”. Para atuar na área, é preciso ter curso de Movimentação e Operação de Produtos Perigosos (MOPP), primeiro socorros, direção defensiva e, se possível, cargas indivisíveis.

Gustavo ressalta que as oportunidades para motoristas desse tipo de carreta têm crescido, especialmente, as vagas para as mulheres. Renata conta que ainda há preconceito, mas a admiração é bem maior. “Espero que as mulheres criem coragem e sigam adiante nos seus sonhos. É preciso ter coragem e garra”, aconselha.

“Esta é a primeira mulher motorista no transporte de madeira da unidade Aracruz, e nós, da Logística Florestal da Fibria, apoiamos essa quebra de paradigma”, destaca Valdir Santi Soares, Técnico de Programação de Transporte da Logística Florestal. Ele acrescentou que a iniciativa da Expresso Nepomuceno está alinhada com o valor do respeito às pessoas da Fibria, propiciando um ambiente de trabalho com oportunidades iguais de crescimento profissional e pessoal.
da assessoria da Fibria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

PREFEITURA DE VARGINHA PUBLICA EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO 2025

O município de Varginha publicou na última quinta-feira, 24, o edital para o concurso público da Prefeitura de Varginha, cuja responsabilidade é da empresa AvançaSP. As inscrições poderão ser feitas até o dia 25 de agosto. Há vagas para administrador, assistente social, auxiliar de creche, biólogo, contador, dentista, desenhista, técnico em enfermagem, técnico em informática, arquiteto, assistente social escolar, engenheiro agrônomo, engenheiro eletricista, motorista, agente fiscal, auxiliar de dentista, médico, operador de veículos pesados, técnico em raio X, educador infantil, professor PII, psicólogo, nutricionista e fonoaudiólogo, entre outros cargos. São 849 vagas com salários que vão até R$ 8.600. Os aprovados terão benefícios como Ticket Alimentação, Vale Transporte, Plano de Previdência Própria - Aposentadoria e Pensão, Seguro de Vida (por adesão), Assistência à Saúde (por Adesão), Plano Odontológico (por adesão), Auxílio Funeral, Auxílio Reclusão, Auxílio Natalidade, Promoção ...