Pular para o conteúdo principal

HCSL ATINGE A MARCA DE 120 TRANSPLANTES RENAIS

Destaque no Sul de Minas pelo trabalho de excelência desenvolvido no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), o Serviço de Hemodiálise atende atualmente 186 pacientes e é referência para 33 cidades da região, incluindo Pouso Alegre, no Sul de Minas.

O Serviço de Hemodiálise do Samuel Libânio funciona todos os dias, das 6h30 às 21h, sendo obrigado por diversas vezes estender seu horário de funcionamento até a meia noite para conseguir atender uma demanda crescente. O Setor conta com 35 técnicos de Enfermagem; três Enfermeiros, sendo dois deles assistenciais; uma coordenadora; seis funcionários de higienização; uma nutricionista; uma psicóloga; um assistente social e seis médicos.

Em média, os pacientes utilizam as máquinas de hemodiálise por cerca de três horas, três vezes por semana. Ponto positivo do Serviço de Hemodiálise do HCSL é o número de transplantes realizados, que chegou a marca de 120 pacientes transplantados. A frente dessas cirurgias existe uma grande equipe de captação, que envolve médicos e enfermeiros. Para realizar os transplantes é necessário acionar equipes de anestesia; urologia (quatro médicos); cirurgia vascular (dois médicos); nefrologistas (sete médicos) e intensivistas.

Chegando a esse número marcante, a expectativa é grande no HCSL e ninguém melhor do que a coordenadora de transplantes renais do Samuel Libânio, a médica nefrologista Yara Gracia Lorena, para falar da caminhada até essa marca surpreendente. "O Hospital Samuel Libânio foi pioneiro na realização de transplantes renais no Sul de Minas. O primeiro deles foi feito em março de 1989 e o serviço de transplantes renais continuou até 1994, quando o serviço de hemodiálise foi interrompido. Até aquele momento foram realizados 45 transplantes", conta. A médica lembra ainda que, naquele tempo, os transplantes eram majoritariamente de doador vivo, porque não havia uma estrutura organizada para a captação de doador falecido.

Foi no ano de 2008 que o serviço de transplante renal voltou para Pouso Alegre, com o apoio dos dirigentes da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), mantenedora do Hospital Samuel Libânio. Desde o primeiro procedimento dessa nova etapa, ocorrido no dia 5 de janeiro de 2008, já foram realizados até hoje 120 transplantes entre doadores vivos e falecidos. Atualmente o Hospital Samuel Libânio é a única referência no Sul de Minas para transplante renal, tendo um índice de óbito de apenas 8% dentro das taxas mundiais previstas, chegando a transplantar sozinho no ano de 2012 mais que o Estado inteiro da Bahia.

Um transplante renal envolve, pelo menos, 15 profissionais entre, nefrologistas, intensivistas, enfermeiros, psicólogos, anestesistas, imunologistas, cirurgiões vasculares, além dos envolvidos com a logística das doações, como o MG Transplantes e a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT). Assim, existem os doadores vivos e falecidos.

No caso de doadores falecidos é necessário o receptor entrar em uma fila virtual de transplantes. Essa fila é estadual e, em Minas Gerais, coordenada pelo MG Transplantes. Para fazer parte dela é necessário submeter-se a uma bateria de exames após indicação médica de transplante. A partir daí seus dados genéticos serão cadastrados e caso seja encontrado um doador compatível, com morte encefálica comprovada e a família aceite fazer a doação, o transplante é realizado. Para determinar morte encefálica é preciso que dois neurologistas tenham examinado esse paciente em momentos diferentes e cumprindo o protocolo dos exames previstos em lei.

Hoje a fila de espera para transplantes renais no Samuel Libânio chega a 44 pacientes cadastrados. Os transplantes podem ser realizados com vários órgãos. Quando o doador é cadáver, podem ser doados córneas, coração, pulmões, rins, fígado, pâncreas e ossos. No caso de doadores vivos pode-se doar um dos rins, a medula óssea, uma parte do fígado, uma parte do pulmão e uma parte do pâncreas. No Brasil, doadores falecidos só podem doar com autorização da família e doadores vivos apenas se forem parentes até quarto grau, ou com autorização judicial. Caso você queira ser um doador, avise seus familiares. Se quiser ser um doador de medula óssea cadastre-se em: www.inca.gov.br .

O Serviço de Hemodiálise do HCSL é referência para a microrregional de Pouso Alegre, com 33 municípios. Os pacientes são agendados para primeira consulta no Ambulatório de Nefrologia e encaminhados para o setor, onde são cadastrados no Serviço para o início do tratamento. Quando não há disponibilidade de vagas no HCSL, os pacientes são encaminhados através da assistente social para os serviços de Hemodiálise de Itajubá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho