Pular para o conteúdo principal

5ª FESTA DO MAROLO DE PARAGUAÇU

Entre os dias 19 e 23 deste mês, acontecerá mais uma edição da Festa do Marolo de Paraguaçu, no Sul de Minas, evento que conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Com o tema "Marolo maduro tem futuro!", a 5ª edição terá atrações culturais, educacionais, esportivas e gastronômicas, dentre as quais o já renomado Festival de Música "Marolo de Ouro" e o Concurso de Culinária com Marolo, além de seminário, projetos educacionais envolvendo os alunos das escolas municipais, apresentações culturais, feira gastronômica e de artesanato.

A Universidade tem contribuído para melhorar o cultivo e o aproveitamento do marolo na região, por meio de projetos de extensão com interface na pesquisa, desenvolvidos por docentes e discentes, como é o caso da Profa. Flávia Della Lúcia da área de Ciência dos Alimentos da UNIFAL-MG. Abaixo, leia texto divulgado no folder, de autoria da pesquisadora em parceria com o engenheiro agrônomo da EMATER de Paraguaçu, Carlos Magno de Mesquita.

O marolo - organizar de forma sustentável e ética
Como todos nós da região sabemos, o marolo é um fruto muito apreciado e que chama a atenção de todos ao seu redor, pelo seu forte aroma. No entanto, este fruto poderia ser melhor aproveitado comercialmente.

A realidade mostra que todos os envolvidos com o marolo (produtores, vendedores, autoridades, pesquisadores e outros) deviam se organizar, unindo forças para a garantia da qualidade do fruto. Caso contrário o marolo pode não ter um futuro promissor.

A produção regional ainda não se apresenta consolidada e, além disso, a natureza do fruto e a forma como é transportado, estocado e processado, podem afetá-lo, comprometendo a aparência, o aroma e seu valor nutritivo e funcional. É de suma importância colher o marolo na época correta de maturação. Existem sinais de que o fruto está na época ideal para a colheita.

O primeiro deles é a cor da casca, que deve estar verde-amarelada ou ligeiramente mais escura. Além disso, a casca deve estar macia, sensível ao toque com os dedos. Também devemos verificar se o fruto apresenta um distanciamento entre os gomos na malha de sua casca, mostrando que há uma quantidade de polpa suficiente para garantir o desenvolvimento do fruto fora da planta. Estes sinais garantem que, a partir deste ponto, o fruto pode amadurecer e desenvolver o sabor, o aroma e a textura, que são tão apreciados. O fruto caído deve ser logo colhido para não ser contaminado.

Mais detalhes na página da festa: www.festadomarolo.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...