Pular para o conteúdo principal

CONSÓRCIO VAI RECUPERAR BACIA DO RIO MANDÚ

Além de Pouso Alegre, integrarão o consórcio as cidades de Ouro Fino e Borda da Mata. O esforço intermunicipal se soma ao conjunto de ações para conservação e recuperação dos recursos hídricos no município
Na semana em que o mundo celebra a função elementar da água para a manutenção da vida e em meio a um dos períodos mais secos da história do país em plena estação chuvosa, a Prefeitura de Pouso Alegre, no Sul de Minas, se mobiliza em torno de um conjunto de ações para a recuperação e conservação de seus recursos hídricos. 
 
No ato mais importante da mobilização, o prefeito Agnaldo Perugini reúne os municípios de Borda da Mata e Ouro Fino para a criação do Consórcio Intermunicipal de conservação do Rio Mandu. O esforço regional terá a missão de restaurar e conservar o rio cujo leito se estende por essas cidades.

O lançamento do consórcio foi feito na Faculdade Católica de Pouso Alegre (Facapa) na manhã de ontem, quinta-feira, 20, durante a abertura do evento “Encontro das Águas”, organizado pela Prefeitura por meio de sua Gerência de Recursos Hídricos, órgão ligado à Secretaria de Governo. A proposta é criar um ambiente de cooperação entre os municípios, descentralizando recursos técnicos e financeiros, além de unir esforços na busca por recursos, desenvolvimento de projetos e implantação de políticas públicas voltadas para a conservação da bacia do Rio Mandu.

O consórcio se encarregará ainda do planejamento, regulação e fiscalização dos recursos hídricos do rio. “Esta união entre municípios é fundamental para garantir que as águas do Mandu recuperem sua saúde desde sua nascente até desaguar no Sapucaí Mirim. Esse consórcio é um exemplo de que só vamos ter um planeta melhor, mais limpo e próspero, se nos unirmos em torno do bem-comum”, propõe o prefeito Agnaldo Perugini (PT).

O Rio Mandu nasce na Serra, zona rural do município de Ouro Fino, seu leito corta o município de Borda da Mata, atingindo seu maior volume já no município de Pouso Alegre, onde deságua no Rio Sapucaí Mirim. Suas águas são utilizadas pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais, a Copasa, para fornecer água tratada às populações dessas cidades.

Encontro das Águas
A Semana da Água em Pouso Alegre será marcada por quatro dias de discussões intensas em torno das políticas e ações de conservação dos mananciais. A Gerência de Recursos Hídricos da Prefeitura promove entre os dias 20 e 22 o 1º Encontro das Águas. Uma série de palestras e oficinas vão discutir os problemas e propor soluções para recuperação e conservação dos mananciais. 
 
Ao final dos trabalhos, com base nas contribuições dos participantes, será elaborada a “Carta das Águas”. O documento será referencial para a aplicação das políticas públicas de recursos hídricos no município.  Na manhã de sábado, 22, o último dia do evento será realizado na Câmara Municipal, das 8h às 17h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.