Pular para o conteúdo principal

VIDEOMONITORAMENTO VAI ATENDER 100% DOS ESTABELECIMENTOS MUNICIPAIS DE ENSINO EM LAVRAS

Lavras, no Sul de Minas, lança nesta quinta-feira, 13, o programa “De Olho nas Escolas”, que irá disponibilizar um serviço de vigilância eletrônica para todas as unidades da Rede Municipal de Ensino, inclusive da zona rural, e também para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), o que irá melhorar a segurança para estudantes, pais e servidores, ou seja, para toda a comunidade escolar.

Serão ao todo 185 câmeras distribuídas entre as unidades educacionais que irão possibilitar uma cobertura 24 horas por dia com o registro das imagens através de centrais de monitoramento (inclusive se houver falta de energia), tanto nas áreas internas quanto no entorno das escolas, o que aumentará a segurança também da vizinhança nos locais onde se localizam as unidades escolares.

As imagens captadas ficarão armazenadas por até 50 dias e estarão disponíveis para averiguações internas e externas, podendo ser utilizadas pelos setores de segurança pública, como as polícias Civil e Militar, para a apuração de quaisquer situações mais graves que venham a ocorrer dentro e fora das escolas.

A implantação do programa “De Olho nas Escolas” vem complementar o plano de segurança que a Secretaria Municipal de Educação iniciou em 2013, que conta atualmente com vigias diurnos e noturnos e sistema de alarme inteligente com monitoramento contínuo nas escolas e CMEIs, sete dias por semana, reforçado agora com o auxílio da vigilância por imagens.

Até o final de abril, todas as 33 unidades da Rede Municipal de Educação (escolas urbanas, escolas rurais e CMEIs) terão instalado o sistema de monitoramento por câmeras, sendo que seis escolas já estarão com o sistema funcionando a partir de quinta feira.
De acordo com o prefeito Marcos Cherem (PSD), fazer o lançamento na Escola Municipal Doutora Dâmina traz à solenidade um valor simbólico “pois nessa unidade, especificamente, havia inúmeras solicitações da comunidade escolar, tendo em vista o funcionamento em três turnos e a diversidade de faixas etárias aqui atendidas. Para essa administração, educação sempre foi prioridade. Nesse momento, ao proporcionar segurança para pais, alunos, professores e funcionários o governo municipal permite a todos desfrutar da tranqüilidade necessária para adquirir conhecimento”.

A solenidade de lançamento oficial do programa “De Olho nas Escolas” será realizada na quinta-feira na Escola Municipal Doutora Dâmina, às 14h, com a presença do chefe do Executivo e da secretária municipal de Educação, Cláudia das Neves Lopes, de representantes da Câmara Municipal, da comunidade escolar e de autoridades civis e militares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...