Pular para o conteúdo principal

CÂMARA SOLICITARÁ DOCUMENTOS À FUVS E AO EXECUTIVO

A segunda reunião da Comissão Especial, que investiga supostas irregularidades dentro da Fundação do Vale do Sapucaí, a FUVS, já foi realizada. O principal tópico tratado durante a reunião foi a requisição de documentos comprobatórios referentes à instituição e repasses realizados pela Prefeitura Municipal de Pouso Alegre. 

Para a Prefeitura Municipal, serão solicitadas informações sobre os repasses realizados à FUVS, bem como repasses Estaduais e Federais, provenientes de convênios, distribuídos pelo município e onde esses valores são empregados. À FUVS serão solicitadas informações dos últimos cinco anos, referentes ao número de funcionários efetivos, comissionados e terceirizados, bem como plano de cargos e salários. 

Será solicitado também o número de alunos matriculados e bolsistas. Outras informações solicitadas foram referentes a receita própria da instituição e um balanço financeiro. Tanto o Executivo, quanto a Instituição terão o prazo de 15 dias para enviarem os documentos solicitados, assim que as solicitações forem protocoladas. Com os documentos em posse, será realizada a próxima reunião. 

A relatora da Comissão Especial de Investigação, Dulcinéia Costa (PV), explica que o primeiro passo é analisar os documentos solicitados. “De posse dos documentos, analisaremos todo o material e, se necessário buscaremos uma consultoria especial para nos dar um suporte e trazer os esclarecimentos que a comunidade espera. Pensamos primeiro na importância que a Fundação tem para o município e tudo o que está ligado à fundação, como a Faculdade e o Hospital Samuel Libânio. Por isso, vamos realizar um trabalho com responsabilidade, seriedade, ética e compromisso com o cidadão pouso-alegrense", disse Dulcinéia. 

A Comissão
A Comissão foi escolhida na Sessão Ordinária do dia 1º de abril, mediante indicação dos partidos, com mais de um membro e sorteio para os demais inscritos, com apenas um membro. A Comissão Especial de Investigação ficou composta então pelos vereadores: Maurício Tutty (PROS) - presidente, Dulcinéia Costa (PV) – relatora, Hélio da Van (PT) – secretário, Ayrton Zorzi (PMDB), e Hamilton Magalhães (PTB) - suplentes. 

A Comissão foi solicitada mediante Requerimento apresentado pelo vereador Maurício Tutty, pedindo a inclusão de votação do Projeto de Resolução 1226/2014, que cria a Comissão Temporária com finalidade Especial de Investigar e apurar, para a tomada de posição da Câmara Municipal, quanto as frequentes denúncias contra a administração da Fundação de Ensino do Vale do Sapucaí FUVS e dá outras providencias, na Sessão Ordinária do dia 25 de março. 

 No dia 24 de março, um Documento assinado por alunos da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), apontado problemas no aspecto administrativo, financeiro, pedagógico e estrutural da universidade e, solicitando aos vereadores providências para maior transparência na gestão desta instituição, foi protocolado na Casa de Leis.  A Comissão Especial tem o prazo total de 90 dias para conclusão dos trabalhos, podendo ser prorrogada por igual período.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...