Anunciado em julho do ano passado e com previsão de início no segundo semestre letivo deste ano, o sonho do curso de Medicina na Universidade Federal de Lavras (Ufla) foi adiado para 2015 e com perspectivas de sua implantação ainda no início do ano.
Dos cinco novos cursos de graduação anunciados naquela ocasião na universidade, apenas Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Materiais terão início no próximo semestre. Além de Medicina, os cursos de Pedagogia, Engenharia de Computação, Engenharia Física e Geologia devem ser ofertados já no primeiro semestre do próximo ano.
Articulado ainda na gestão de Antônio Nazareno Guimarães Mendes, o curso de Medicina na Ufla é sonho antigo da instituição e do município de Lavras, cidade do Sul do Estado de Minas Gerais. A reitoria da Ufla aguarda a liberação de recursos da ordem de R$30,3 milhões para iniciar as obras do Hospital Universitário, que vai funcionar nas dependências do antigo Hospital do Coração.
Segundo o reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, o Hospital Universitário necessitará de um aporte ao todo de
R$70 milhões. A expectativa da Diretoria Executiva da Ufla é
entregá-lo funcionando até o final de 2015.
Unifal pleiteia a abertura também em Varginha
Na região, a Universidade Federal de Alfenas (Unifal) já conta com o curso, que teve início neste semestre. Os alunos desta graduação, que é ofertada no campus sede, localizado em Alfenas, atuarão na rede hospital do município de Varginha, cidades distantes 54,94 km.
Mas em visita à Varginha, a presidenta Dilma Rousseff (PT) já adiantou que Varginha tem condições de receber o curso de Medicina. O Centro Universitário do Sul de Minas (Unis) e o campus avançado da própria Unifal na cidade, estão na briga pela obtenção desta graduação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário