sexta-feira, 30 de maio de 2014

DAMAE LIMPA A REPRESA MAIS ANTIGA, NA CACHOEIRA DO 14, EM SÃO JOÃO DEL REI


O Departamento Autônomo Municipal de Água e de Esgoto (Damae) tem vários sistemas de captação, tratamento e redes para realizar o abastecimento de água de São João del-Rei, nas Vertentes. 

O mais antigo de todos funciona há mais de 100 anos. Na Estação de Tratamento de Água, que fica no bairro Bonfim, uma placa comemorativa data do ano de 1887. Naquele ano, ainda no século XIX, foi executado o primeiro projeto de grande porte para oferecer água tratada e canalizada para nossa população.

O projeto foi feito pelos Engenheiros Bicalho e Hermillo Alves (que hoje dão nome a ruas do centro histórico). Avançado e elogiado, pelo alcance e ousadia, o novo sistema, que viria a substituir os antigos chafarizes, foi buscar água a mais de 10 quilômetros de distância do núcleo urbano. 

A região escolhida, a caminho do Morro Grande, é conhecida como Cachoeira do 14. Dali, por gravidade, sem uso de motores ou bombas e, portanto, sem despesas com eletricidade, milhões de litros de água são escoados por pelo menos 12 KM, até o bairro Bonfim, de onde a água é distribuída para cerca de 25 mil pessoas, depois de ser decantada, filtrada e clorada.

Hoje, entre outros cuidados, o casal ajuda a orientar os banhistas que frequentam a cachoeira, que fica cerca de 100 metros abaixo da represa e das chincanas, que realizam a primeira decantação das águas. O córrego que passa no local é o mesmo que, alimentado por outras pequenas nascentes, recebe o nome de Água Limpa e corta o bairro de Matosinhos, encontrando com o Córrego do Lenheiro, perto da Rodoviária e desaguando no Rio das Mortes. 

Na altura do bairro Pio XII, perto do Trevo do Elói (BR-265), o DAMAE tem outra barragem e sistema de captação, de onde é retirada a água que abastece todo o Matosinhos, a partir da Estação de Tratamento do Pio XII.

Nenhum comentário: