Pular para o conteúdo principal

"EU NUNCA ENCONTREI BARREIRAS", DIZ PRIMEIRA REPÓRTER DOWN DO BRASIL

O preconceito e as restrições impostas pela Síndrome de Down não conseguiram frear a jornalista da TV Brasil


Aos 34 anos, Fernanda dos Santos Honorato entra para o RankBrasil em 2014 como a primeira repórter com Síndrome de Down do País. Nascida no Rio de Janeiro, a moradora da Barra da Tijuca coloca há sete anos em prática seu maior dom: conversar com as pessoas. Não pense que as atividades da moça param por aí. Além de repórter no Programa Especial da TV Brasil, Fernanda é atriz, atleta líder da Special Olympics do Brasil e rainha de bateria de escola de samba. Nesta entrevista à Agência PT de Notícias, ela fala sobre sua vida, paixões e vitórias. Acompanhe.

Você sempre quis ser jornalista? 

Eu nasci com esse dom. Ainda pequena, eu brincava de entrevistar a minha família. Eu fazia de conta que era a Marilia Gabriela, que é a minha musa inspiradora. Não cheguei a fazer faculdade de jornalismo. Por isso, aprendi a ser repórter na prática.

Quando surgiu essa oportunidade de trabalhar na TV Brasil?

Eu dei uma entrevista para o Programa Especial, que trata justamente sobre inclusão social das pessoas com deficiência. A diretora, Ângela Patrícia Reiniger, me achou muito desenvolta e acreditou que eu tinha potencial para ser uma repórter. Por conta disso, me convidou para fazer um teste e eu me saí super bem. Essa reportagem chegou, inclusive, a ser exibida depois. Muita gente achava a Ângela maluca por colocar uma pessoa com Síndrome de Down como repórter.

Qual a melhor entrevista que você fez e por quê?

Certamente foi uma entrevista com a Maria Bethânia. Eu me emocionei porque a minha avó era fã dela e, quando eu era criança, ouvíamos os discos da Bethânia juntas. Além disso, foi uma entrevista exclusiva, depois de um show. Neste dia, ela só conversou comigo.

Além do jornalismo, quais são suas outras paixões?

Ouvir música é uma grande paixão, principalmente samba e música sertaneja. As duas estão na minha veia. Pra me divertir, gosto de ir à praia, dançar e passear com a minha melhor amiga. O nome dela é Mariana Mattos e também tem Síndrome de Down.


Você está envolvida em outras atividades?
Sim, em várias! Sou atriz do Grupo Teatro Novo, faço dança cigana, sou nadadora da Sociedade Síndrome de Down e atleta líder da Special Olympics do Brasil. Viajo muito pelo Brasil em competição. Além disso, como uma boa carioca da gema, sou rainha de bateria da escola de samba inclusiva Embaixadores da Alegria, que abre o desfile das campeãs, e musa da Portela.

Que sonhos você ainda não realizou, mas que estão nos seus planos?

Tenho muita vontade de fazer novela. Admiro muito o trabalho do Manoel Carlos, do Benedito Ruy Barbosa e do Silvio de Abreu. Amo de paixão a atuação dos atores Giovanna Antonelli e Murilo Benício. Espero um dia ser chamada para atuar.

Você já sofreu algum tipo de preconceito? Existe alguma barreira na profissão?

Quando eu era criança eu sofri preconceito sim, mas não gosto de relembrar isso. Hoje em dia, acontece às vezes, mas eu não ligo. Na minha profissão, eu nunca encontrei barreira.

Que mensagem você gostaria de deixar para as pessoas?

Eu diria que basta acreditar na gente. Podemos mover muitas barreiras em nome dos nossos sonhos, seja na sociedade ou no mercado de trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...