Pular para o conteúdo principal

INVERNO CULTURAL EM SANTA CRUZ DE MINAS

Corsários Inversos vão atracar no Inverno Cultura em Santa Cruz de Minas
O menor município em extensão territorial do Brasil promoverá, durante o 27° Inverno Cultural da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), atividades de gente grande. Da programação, constam teatro, contação de histórias, rock and roll e oficinas de criação de documentário, de livro e de apoio aos artistas/artesãos.

No dia 23 de julho, às 16h, a Praça São Sebastião recebe o espetáculo teatral “Corsários Inversos – uma incrível aventura pirata”, do grupo Mosaico Cultural, que vem de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Por meio de poesia, música, teatro de bonecos e contação de histórias, no além-mar da imaginação são revelados os maiores segredos da pirataria mundial: segredos escondidos atrás dos versos e das palavras. No mesmo local, desde as 15h, estará aberta a exposição “Minha cidade, minha identidade”, que exibe trabalhos que valorizam a vida dos cidadãos de Santa Cruz de Minas.

No dia seguinte, a contação de história toma conta da Praça, às 15h. "Bolas, oras bolas" entretem crianças, leitores em formação, com a poio de livros de literatura infantil e bolas (inclusive de futebol).

No sábado, 26, tem rock and roll na Praça. A banda Etno vem de Brasília para subir ao Palco Inverno Cultural da UFSJ. Música também no dia seguinte, 27, com Os Fernandes, às 20h, no mesmo local.

Oficinas
O 27º Inverno Cultural da UFSJ leva a Santa Cruz de Minas, nas Vertentes, três oficinas. “Produção e linguagem de documentário” propõe aos participantes a criação de um documentário colaborativo, refletindo sobre sua linguagem e possibilidades na atualidade. “Meu livro, nossas histórias!” tem como objetivo estimular a criação de um livro em biscuit, argila e outros elementos, usando a arte para construir histórias. 
 
O coletivo Forno Harmônico oferece a oficina “Criatividade e desenvolvimento: a cidade e suas vocações”, que introduz noções de todas as etapas no processo de gestão cultural e de pessoas, além de exaltar a importância do artista e artesão para a região.

Site do festival: www.invernocultural.ufsj.edu.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...